Representações das crianças sobre o brincar na escola

Autores

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.8243

Resumo

O objetivo desta investigação foi compreender as representações das crianças sobre o brincar em diferentes espaços escolares, nomeadamente no recreio, na sala de aula e na aula de Educação Física. A partir da análise das entrevistas realizadas a 106 crianças, entre os 5 e os 12 anos de idade, numa escola da rede pública de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, verificou-se que as brincadeiras prediletas são as que implicam movimento e ocorrem, em grupo, no espaço de recreio da escola. As crianças que frequentam o Jardim de Infância afirmam que brincam em sala de aula, enquanto as que frequentam o Ensino Fundamental declaram não brincar ou brincar pouco nesse espaço. Nas aulas de Educação Física elas realizam brincadeiras diversificadas, muitas das quais coincidem com as suas preferidas. 

Palavras-chave: Infância; Brincadeiras; Educação

 

ABSTRACT

The purpose of this study was to understand children’s representations about playing in different spaces at school, namely in the playground, in the classroom and in Physical Education class. From the analysis of the interviews with 106 children, aged between 5-12, who attended a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, we verified that their favorite games were those which demanded body movement and were played in big groups during recess in the playground. Kindergarden children stated that they play in their classrooms, while Elementary School children said they don’t play or play very little in their classrooms. Children play diverse games in Physical Education classes, many of which coincide with their favorite ones.

 Keywords: Childhood; Play; Education

 

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Biografia Autor

Míriam Stock Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Adjunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pós-doutoranda em Estudos da Criança – ramo da Sociologia da Infância – no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora em Estudos da Criança – ramo da Educação Física, Lazer e Saúde – pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Palma, M. S. (2017). Representações das crianças sobre o brincar na escola. Revista Portuguesa De Educação, 30(2), 203–221. https://doi.org/10.21814/rpe.8243

Edição

Secção

Artigos