The importance of transition planning for special needs students
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.8713Resumo
Este artigo analisa o processo de planificação da transição para a vida pósescolar dos alunos com necessidades especiais. Este processo tem uma forte validade social, uma vez que uma das finalidades da educação é preparar os alunos para uma cidadania plena. Um processo de transição sistemático contribui para o aumento da probabilidade de estes alunos obterem melhores resultados no período pós-escolar. Este artigo aborda cinco aspetos fundamentais deste processo. No primeiro apresenta uma explicação do que pode ser considerado adequado para um funcionamento bem sucedido como adulto. No segundo analisa os elementos-chave/conceitos associados ao processo de transição. No terceiro é apresentado um breve resumo da literatura sobre transição. No quarto é apresentado um modelo que permite conceptualizar o processo de planificação da transição, considerando que a existência de um modelo deste tipo é útil na resposta às necessidades destes alunos. Por último, são apresentados possíveis contributos da escola, família e alunos para a planificação do processo de transição.
PALAVRAS-CHAVE
Transição; Planificação do processo de transição; Resultados no período pósescolar; Funcionamento do adulto
ABSTRACT
This article discusses the transition planning process for students with special needs who are preparing to leave secondary school. The importance of doing this has strong face validity, as one of the outcomes of education should be preparing students to become productive and contributing citizens. A systematic transition process contributes to the probability that students will have better post-school outcomes. This article addresses five major areas. First, an explanation of what might be considered successful adult functioning is offered. Second, the key elements/concepts associated with the transition process are discussed. Third, a brief summary of the literature on transition is provided. Fourth, a model for considering how to conceptualize the transition planning process is presented with the idea that following a system like the one discussed can be very useful for addressing the transition needs of students. Lastly, a list of how the school, family, and student can contribute to this process is provided.
KEYWORDS
Transition; Transition planning process; Post-school outcomes; Adult functioning
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