O Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Brasileiro de Iniciação à Docência: Convergências, tensões e contributos

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto de Ciências e Educação Federal Goiano, Brasil
  • Teresa Jacinto Sarmento Universidade do Minho, Portugal
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.10228

Resumo

O texto tem origem em pesquisa que focaliza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica a Docência (PIBID), desenvolvido no Brasil. Objetivou analisar tensões e convergências do PIBID e do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), assim como identificar possíveis contribuições do PIBID para os Licenciandos Bolsistas do PIBID (LBP) na fase do ECS nas diferentes licenciaturas, observando-se as atividades dos coordenadores de área nesse processo. O eixo teórico que norteia este estudo é a formação de professores, no âmbito mais específico do PIBID e do ECS das Licenciaturas, tomando-se como referência teórica especialmente autores brasileiros e portugueses. Adotou-se na metodologia a abordagem qualitativa, concretizando-se em estudo de caso, apoiando-se em análise documental e entrevistas narrativas de nove LBP e três coordenadores de área dos cursos de Química, Biologia e Matemática, de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia. Os resultados apontaram que os LBP se destacaram no ECS, sinalizando que este programa contribui no processo reflexivo dos estagiários. Evidenciaram-se também aproximações e fragilidades entre estes dois momentos formativos no que se refere às suas finalidades, operacionalização e processo de supervisão, de que se ressaltam algumas tensões, resultantes, sobretudo, do perfil dos formadores, os quais nem sempre possuem formação para o exercício da função de supervisores, o que prejudica a sua ação supervisiva.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; PIBID; Estágio Supervisionado

 

ABSTRACT


The text has its origin in research that focuses on the Institutional Program of Scientific Initiation to Teaching (PIBID), a program developed in Brazil. The goal was to analyze tensions and convergences of PIBID and Supervised Curricular Internship (SCI), as well as to identify possible contributions of PIBID for the Graduated Grant Holders of PIBID (GGH) in the SCI phase in different degrees, analyzing activities of area coordinators in this process. The theoretical axis that guides this study is teacher education, in the more specific scope of PIBID and SCI of Graduations, drawing mainly from Brazilian and Portuguese authors. A qualitative approach was adopted, materializing in a case study, supported by documental analysis and narrative interviews with nine GGHs and three area coordinators of Chemistry, Biology and Mathematics courses, from a Federal Institute of Sciences, Education and Technology. The results showed that the GGHs excelled in SCI, indicating that this program contributes to the reflexive process of trainees. It also evidenced the approximations and weaknesses between these two formative moments in terms of their purposes, operationalization and supervision process. The results highlight some tensions, mainly resulting from the training teachers’ profiles that are not always qualified to exercise the function of supervisors, which impairs their supervisory action.

Keywords: Initial Teacher Education; PIBID; Supervised Practicum

 

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Biografias Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto de Ciências e Educação Federal Goiano, Brasil

É doutoranda do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licencianda em Pedagogia pela Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores e como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( PIBID). Foi professora da rede publica de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como orientadora do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Educação a Distância, Formação de Professores e Ensino de Ciências

Teresa Jacinto Sarmento, Universidade do Minho, Portugal

Doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento de Estudos Sócio-Educativos da Criança. Professora Auxiliar da Universidade do Minho, do Departamento de Ciências Sociais da Educação.  Pesquisadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho.  Investigadora/Consultora Nacional na Network of Experts in GenderEquality, Social Inclusion, Health andLongTermCare, por convite individual, num contrato estabelecido com a União Europeia e coordenado pelo Istituto per laRicercaSociale e a FondazioneGiacomoBrodolini, a decorrer entre Março de 2008 e Março de 2011.

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Pedagogia.Cursou Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1996-2001) e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2011. Atualmente, é professora Associado III na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade em narrativas de formação. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção e coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI no PPGEdu/UFMT

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Paniago, R. N., Sarmento, T. J., & da Rocha, S. A. (2017). O Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Brasileiro de Iniciação à Docência: Convergências, tensões e contributos. Revista Portuguesa De Educação, 30(2), 33–58. https://doi.org/10.21814/rpe.10228

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Artigos