Satisfação Profissional dos Professores em Pré-Reforma

Professional Satisfaction of Teachers in Pre-Retirement

Autores

  • Sheila Catherine Oliveira Furtado Fundação Gaspar Frutuoso - Universidade dos Açores
  • Teresa Medeiros Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14153

Palavras-chave:

Satisfação profissional, Professor, Reforma, Pré-reforma

Resumo

A docência é uma das profissões que tem sofrido alterações tanto ao nível do ensino como da carreira. Com as diversas modificações que têm sido efetuadas, os professores veem-se confrontados com uma panóplia de fatores que influenciam o seu desempenho profissional e que poderão influenciar a sua satisfação profissional. A partir de uma amostra de 114 professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (RAA), dos quais 73 são do género feminino (64%) e 41 do género masculino (46%), com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, pretendeu-se analisar os níveis de satisfação profissional dos professores, saber se a satisfação profissional se altera em função da preparação para a reforma e de variáveis sociodemográficas. Para a recolha de dados foram utilizados três questionários, que permitem estudar as variáveis sociodemográficas dos participantes, a sua satisfação profissional e a sua preparação para a reforma. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos professores do ensino básico e secundário da amostra não prepara a sua reforma, que as escolas básicas e secundárias da RAA não desenvolvem programas de preparação para a reforma, que os docentes estão relativamente satisfeitos com a sua profissão  e que a satisfação profissional varia em função da idade, numa relação diretamente proporcional. O estudo evidencia a necessidade de uma intervenção organizada no âmbito da preparação para a reforma, junto dos professores do ensino básico e secundário da Região, muito embora se verifique que os docentes estão relativamente satisfeitos com o seu trabalho. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de novos estudos, no sentido de verificar se o facto de os professores estarem relativamente satisfeitos com a profissão influencia a falta de preparação a reforma.

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Biografia Autor

Sheila Catherine Oliveira Furtado, Fundação Gaspar Frutuoso - Universidade dos Açores

Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade dos Açores, inatituição onde realizou voluntariado na Pró-Reitoria para a Formação ao Longo da Vida e onde assinou contrato de colaboração científica. Membro fundador do NEPSIC - Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade dos Açores.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Furtado, S. C. O., & Medeiros, T. (2019). Satisfação Profissional dos Professores em Pré-Reforma: Professional Satisfaction of Teachers in Pre-Retirement. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 24–39. https://doi.org/10.21814/rpe.14153

Edição

Secção

Artigos