Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica

Autores

  • Patricia Sá Universidade de Aveiro, Portugal
  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.2985

Resumo

Neste artigo temos como principal finalidade contribuir, através da análise reflexiva de perspetivas avançadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre outros),
para a clarificação da noção de competência, assumindo uma perspetiva integrada e sistémica do conceito. Pretendemos, deste modo, colaborar para o esclarecimento de uma perspetiva global e integradora desta noção, que assuma as suas múltiplas dimensões, conteúdos e elementos no sentido da sua utilização partilhada, de modo mais incidente no domínio da Educação. Para tal, após uma curta introdução, o presente artigo defende a importância da clarificação conceptual da noção de competência, apresenta uma breve evolução do conceito e sistematiza as principais divergências e convergências encontradas nos entendimentos avançados pelos autores analisados.

Palavras-chave
Competência; Evolução do conceito; Perspetiva integrada e sistémica

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Como Citar

Sá, P., & Paixão, F. (2013). Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 87–114. https://doi.org/10.21814/rpe.2985

Edição

Secção

Artigos