Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica

Autores

  • Carlinda Leite Universidade do Porto, Portugal
  • Kátia Ramos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3014

Resumo

Nos últimos anos a formação pedagógico-didáctica dos professores universitários tem vindo a constituir foco de atenção de várias instituições, situação que não era comum neste nível de ensino. A importância desta dimensão da docência esteve presente na Declaração Mundial sobre a Educação Superior (1998) e ganhou maior expressão com a Declaração de
Bolonha (1999). É no reconhecimento de que a formação de professores do ensino superior tem de passar também pela componente pedagógicodidáctica que algumas instituições de ensino superior têm vindo a realizar acções de actualização que se constituem em espaços de reflexão sobre a docência. Sendo esta a problemática presente neste texto, nele caracterizamos desafios que se colocam à docência neste princípio do século XXI e analisamos uma experiência desenvolvida na Universidade do Porto, problematizando possibilidades destas acções se configurarem em espaços de diálogo entre a cultura humanística e a cultura científica e contribuírem para uma (re)contextualização de saberes e de fazeres.

Palavras-chave
Docência universitária; Formação docente universitária; Conhecimento pedagógico-didáctico

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Como Citar

Leite, C., & Ramos, K. (2012). Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa De Educação, 25(1), 07–27. https://doi.org/10.21814/rpe.3014

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