Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos

Autores

  • Carolina Gonçalves Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3017

Resumo

O tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo.

Palavras-chave
Língua não materna; Língua de escolarização; Ensino e aprendizagem; Sucesso escolar

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Como Citar

Gonçalves, C. (2012). Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos. Revista Portuguesa De Educação, 25(1), 95–111. https://doi.org/10.21814/rpe.3017

Edição

Secção

Artigos