Entre tradição e inovação: um estudo sobre mudanças no ensino de gramática em livros didáticos brasileiros de Língua Portuguesa

Autores

  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3043

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o tratamento dado ao ensino de gramática ou à análise linguística em três coleções brasileiras de livros didáticos de Língua Portuguesa aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007. Os resultados evidenciaram que duas das coleções analisadas usavam o termo gramática e todas elas tendiam a estabelecer objetivos de ensino relacionados ao domínio da gramática ou da língua em si mesmas. Em relação aos conteúdos, constatamos que os tópicos tradicionais da gramática escolar dividiam a cena com outros conteúdos. Ao analisar as atividades, constatamos, em duas das coleções, poucas atividades de análise quando se
tratavam dos conteúdos tradicionais. No ensino das classes de palavras e da ortografia, encontramos duas inovações principais: o uso de textos e a tendência à não-apresentação de informações prontas. Já na exploração de características dos gêneros textuais, além de usar pseudotextos, as coleções adotavam, às vezes, uma abordagem transmissiva.

Palavras-chave
Análise linguística; Ensino de gramática; Livros didáticos

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Como Citar

da Silva, A., & de Morais, A. G. (2011). Entre tradição e inovação: um estudo sobre mudanças no ensino de gramática em livros didáticos brasileiros de Língua Portuguesa. Revista Portuguesa De Educação, 24(1), 119–144. https://doi.org/10.21814/rpe.3043

Edição

Secção

Artigos