Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório

Autores

  • Carla Monteiro Universidade do Minho
  • Fernanda Viana Universidade do Minho
  • Emília Moreira Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Alice Bastos Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3248

Resumo

A competência comunicativa oral compreende as habilidades verbais, paraverbais e não-verbais usadas para comunicar em diferentes contextos. O presente estudo sustenta o uso sistemático de uma grelha de observação em sala de aula, útil para promover a formação de leitores fluentes e competentes. A amostra foi constituída por 82 alunos do 7.º (N=61) e do 9.º
(N=61) anos de escolaridade, que foram observados com recurso à grelha de Registo de Observação e Avaliação da Competência Comunicativa Oral (Monteiro, 2011a). Esta grelha apresenta três componentes da comunicação: verbal, paraverbal e não-verbal. Em termos da fiabilidade da medida, os resultados demonstram que as cotações dos professores e investigadora para a competência comunicativa oral global e para as habilidades de comunicação verbal e paraverbal estão significativamente associadas, revelando um bom acordo interjuízes. Embora os alunos do 9.º ano apresentem resultados ligeiramente superiores aos do 7.º ano, a competência
comunicativa oral não difere significativamente entre estes dois grupos (U<995,000, p>0,058). Verificou-se, contudo, que os alunos com melhor realização escolar em Língua Portuguesa revelam melhor competência comunicativa oral [rs=0,559 (p<0,001)].

 

Palavras-chave
Competência comunicativa oral; Grelha de registo de observação e avaliação; Língua Portuguesa; Ensino Básico

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Como Citar

Monteiro, C., Viana, F., Moreira, E., & Bastos, A. (2013). Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa De Educação, 26(2), 111–138. https://doi.org/10.21814/rpe.3248

Edição

Secção

Artigos