Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores

Autores

  • Eulália Neto Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.6247

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Currículo integrado; Projetos integradores

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Como Citar

Neto, E. (2014). Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores. Revista Portuguesa De Educação, 27(2), 83–107. https://doi.org/10.21814/rpe.6247

Edição

Secção

Artigos