Colaboração entre professores e autoeficácia docente: Que relações?

Autores/as

  • José Castro Silva ISPA - Instituto Universitário
  • Manuela Marques Silva ISPA - Instituto Universitário

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7733

Palabras clave:

Colaboração entre professores, Autoeficácia docente, Práticas de colaboração, Interesse por colaboração

Resumen

Este artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objetivo estudar a influência da autoeficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas dos 2º e 3º ciclosde Portugal continental. O instrumento utilizado é constituído por três escalas.A primeira escala identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores, a segunda mede os interesses por colaboração e a última escala avalia as crenças de autoeficácia docente. Os principais resultados sugerem que os professores que se autopercecionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de autoeficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. A par da recetividade à colaboração, foi detetada uma associação entre a perceção da autoeficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração, concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja autoavaliação da sua eficácia docente é mais elevada.

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Publicado

2015-12-04

Cómo citar

Silva, J. C., & Silva, M. M. (2015). Colaboração entre professores e autoeficácia docente: Que relações?. Revista Portuguesa De Educación, 28(2), 87–109. https://doi.org/10.21814/rpe.7733

Número

Sección

Artigos