Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial

Autores/as

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Sociedade), Cascavel, PR, Brasil.
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.
  • Clarice Nadir von Borstel Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR.

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.6772

Resumen

Neste artigo discutimos os conceitos de identidades docentes e diferença a
partir de um recorte de dados de pesquisa narrativa. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. A pesquisa objetivou identificar, nos discursos de seis professores de Língua Inglesa em formação inicial  de  duas  universidades  públicas  do  Paraná,  Brasil,  quais  eram  os sentidos que estes sujeitos constroem sobre a profissão professor. Tal análise foi fundamentada nos Novos Estudos do Letramento e nos estudos sobre identidade, enfatizando a influência das trajetórias escolares na construção de suas  identidades  docentes.  Em  linhas  gerais,  foi  possível  observar  nos discursos dos seis professores a relação entre as trajetórias escolares e os sentidos que constroem sobre o que é ser professor de Língua Inglesa. Os discursos indicaram ainda que as identidades docentes estão em permanente negociação e que a participação em programas de formação profissional
como o Pibid tem favorecido o processo de reflexão do grupo sobre si mesmo e sobre a profissão professor.

PALAVRAS-CHAVE

Identidades docentes; Diferença; Pibid; Profissão professor

 

ABSTRACT

In this paper we discuss the concepts of teacher identities and difference
based on a selection of data collected during a narrative research study. This research was carried out with a group of six pre-service English teachers who integrated the Pibid, a Brazilian program for teacher professionalization. The aim was to identify meanings for the teacher profession in the discourses of these  teachers  from  two  public  universities  in  Brazil.  The  analysis  was supported by the theoretical framework of New Literacy Studies and identity studies focused on the influence of the school trajectories on their professional identities. In general terms it was possible to observe the relation between school trajectories and the meanings constructed by the pre-service English teachers  about  the  teacher  profession.  The  discourses  exposed  that professional identities are being constantly negotiated and that the opportunity to engage pre-service students in a program such as Pibid has allowed the group  to  reflect  about  themselves  as  teachers  and  about  the  teacher profession.

KEYWORDS

Teacher identities; Difference; Pibid; Teacher profession

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Biografía del autor/a

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Sociedade), Cascavel, PR, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.

Mestre e Doutora em Letras (Linguagem e Sociedade) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil.

 

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Doutora em Educação de Professores, University of London - Institute of Education.

Atua como docente na Graduação e Pós-Graduação.

Clarice Nadir von Borstel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR.

Doutora em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.

Pós-Doutora em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, SP.

Archivos adicionales

Publicado

2016-07-16

Cómo citar

Baladeli, A. P. D., Ferreira, A. de J., & von Borstel, C. N. (2016). Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa De Educación, 29(1), 207–227. https://doi.org/10.21814/rpe.6772

Número

Sección

Artigos