Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937- 1945)
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.3019Resumo
O Estado Novo foi o governo ditatorial liderado por Getúlio Vargas. Neste período a ação governamental foi caracterizada por buscar a formação de uma nacionalidade e identidade brasileiras. Neste estudo destacamos a orientação político-ideológica do Estado Novo que objetivou atingir as escolas
elementares, especialmente nas áreas de imigração européia do sul do Brasil, gerando transformações pedagógicas. Analisamos edições de um jornal escolar intitulado Tudo pelo Brasil, elaboradas entre 1941 e 1944, e documentos da legislação educacional como relatórios de inspeção escolar e
atas. Mostramos que os textos escritos pelas crianças da escola primária brasileira e transportados para o jornal escolar explicitam, através de sua forma e conteúdo, o ideário do regime político. Como atividade do currículo, o envolvimento infantil na elaboração do jornal poderia colaborar para a
formação dos cidadãos de que necessitava o Brasil. No Estado Novo, a educação escolar se prestou à construção nacionalista idealizada pelo projeto fascista de Getúlio Vargas.
Palavras-chave
Educação; Nacionalismo; Fascismo; Infância; Brasil
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