Conhecer contextos, conhecer profissionais: Contributo para explorar o desenvolvimento de competências interculturais em contextos educativos

Autores

  • Daniela Filipa Santos Silva Universidade do Porto, Portugal
  • Sofia Marques da Silva Universidade do Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.10278

Resumo

O aumento de mobilidades e de movimentos migratórios na sociedade contemporânea europeia tem reflexo nos mais diversos contextos sociais, trazendo desafios particulares ao campo educativo. Neste alinhamento, as questões da diversidade cultural tornam-se audíveis não apenas pela emergência de situações mediatizadas, mas também porque nos relembram “velhas” diversidades, por vezes esquecidas. Este artigo procura contribuir para uma discussão em torno de preocupações que, sendo também de natureza global, se estendem a contextos educativos locais, onde diversidades culturais se vivem e produzem envolvendo diferentes figuras. O contributo decorre de um estudo qualitativo que procurou dar conta de competências valorizadas, apropriadas e mobilizadas por profissionais em contextos educativos formais, não formais e informais, no trabalho com diversidades étnicas, especificamente com jovens descendentes de imigrantes e de minorias étnicas. As entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focalizada possibilitaram conhecer um conjunto de competências profissionais que se organizaram em três dimensões: uma dimensão relacional, uma dimensão prática e uma dimensão de integração cultural e social.

Palavras-chave:Educação inter/multicultural; Competências profissionais; Diversidade cultural;

 

ABSTRACT

The increasing mobility and migration movements in the European contemporary society have impacted multiple social contexts, bringing particular challenges to the education field. In this line, cultural diversity issues become heard, not only due to the emergence of mediatic situations, but also because they remind us of “old” diversities, sometimes forgotten. This article aims to contribute to a discussion which combines global concerns and influences local education contexts. This contribution comes from a qualitative study that aimed to account for competences that were valued, appropriated and used by professionals in formal, non-formal and informal education contexts, while working with ethnic diversities, namely with young people with a migrant background and from ethnic minorities. The semi structured interviews and the focus group discussions allowed us to know a set of professional competences which are organized into three dimensions: relational, practical and cultural and social integration.

Keywords: Inter/multicultural education; Professional competences; Cultural diversity

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Biografias Autor

Daniela Filipa Santos Silva, Universidade do Porto, Portugal

Interessada em investigação no âmbito das juventudes, diversidade e educação

Sofia Marques da Silva, Universidade do Porto, Portugal

Professora Auxiliar de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Interesses de Investigação: Culturas juvenis e mediação; Metodologias de investigação em educação; Juventudes, percursos socioeducativos e redes; Culturas juvenis e comunidades online; Juventudes, educação e contextos remotos e rurais; Estudos de género

 

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Santos Silva, D. F., & Marques da Silva, S. (2018). Conhecer contextos, conhecer profissionais: Contributo para explorar o desenvolvimento de competências interculturais em contextos educativos. Revista Portuguesa De Educação, 31(1), 38–60. https://doi.org/10.21814/rpe.10278

Edição

Secção

Artigos