Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?

Autores

  • Clarice Salete Traversini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Caroline Stumpf Buaes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13969

Resumo

As práticas docentes são atravessadas pelos discursos dominantes em circulação nos espaços da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar os discursos pedagógicos predominantes entre os professores quando se trata de metodologias de ensino. Para o estudo, selecionamos as noções de discurso pedagógico (Díaz, 1998), discutido a partir da compreensão de discurso de Michel Foucault. Para obtenção das informações, utilizamos questionários respondidos por 120 professores de escolas públicas e privadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. As informações obtidas mostram que a interdição das metodologias centradas no ensino e o predomínio de uma pedagogia do aprendiz constituem o discurso pedagógico predominante na atualidade. Sommer (2005) e Silveira (2005) já apontavam tal predomínio ao estudarem os discursos sobre alfabetização. No entanto, não é apenas no que tange à alfabetização que tais discursos vigoram; eles também são encontrados nos ditos dos professores, tais como os de Educação Física e Letras, que atuam nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Metodologias de ensino; Docência; Discursos pedagógicos

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Traversini, C. S., & Buaes, C. S. (2018). Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 141–158. https://doi.org/10.21814/rpe.13969

Edição

Secção

Artigos