Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses

Autores

  • Sandra T. Valadas Universidade do Algarve, Portugal
  • Fernando R. Gonçalves Universidade do Algarve, Portugal
  • Luís Faísca Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13971

Resumo

Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.

 

Palavras-chave: Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSIST

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Valadas, S. T., Gonçalves, F. R., & Faísca, L. (2018). Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 191–217. https://doi.org/10.21814/rpe.13971

Edição

Secção

Artigos