Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente

Autores

  • Maria Piedade Alves Universidade Fernando Pessoa, Portugal
  • Pedro Fernando Cunha Universidade Fernando Pessoa, Portugal
  • Abílio Afonso Lourenço Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal
  • Ana Paula Monteiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14082

Resumo

Existe um consenso de que o desenvolvimento de um país depende da qualidade da sua educação. Assim, a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) surgiu porque o Ministério da Tutela acredita que esta pode contribuir para a qualidade da educação, bem como para a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Todavia, o tema é complexo, tendo dado origem a intensa contestação docente e sindical em Portugal. Este estudo pretendeu conhecer como os professores percecionam a avaliação de desempenho. Para tal, procedeu-se a uma investigação quantitativa numa amostra constituída por 240 professores a exercerem funções em Portugal Continental, aos quais administrámos um inquérito por questionário. Os dados recolhidos foram tratados e analisados utilizando a técnica de modelação de equações estruturais. As principais conclusões apontam, quanto ao género, habilitações académicas e tempo de serviço, para a existência de algumas associações com a perceção que os professores possuem sobre a adequação da avaliação de desempenho. Os resultados revelam ainda que os professores que apresentam um melhor entendimento sobre a avaliação de desempenho consideram cumprir mais os objetivos e manifestam ter melhor prática científica e pedagógica, sendo também aqueles que manifestam menor perceção da adequação do processo de avaliação docente.

Palavras-chave: Avaliação; Desempenho; Professores

 

ABSTRACT

There is a consensus about the idea that the development of a country depends on the quality of its education. The Teaching Performance Assessment arises because the Ministry of Education believes that it can contribute to the quality of education, as well as to the personal and professional development of the teachers. However, the issue is complex and it gave origin to intense teaching and union´s contestation in Portugal. This research aimed to know how teachers perceive teaching performance assessment. We carried out a quantitative research study with a sample of 240 teachers, to whom we applied a questionnaire. The data were treated and analyzed using the structural equation modeling technique. The main conclusions point to, concerning gender, academic abilities and time of service, the existence of some associations with the perception that teachers have about the adequacy of the performance assessment. Results reveal that the teachers who present a better understanding about the performance evaluation consider to better attain its objectives; they also demonstrate a better scientific and pedagogical practice, and show less appreciation of the adequacy of the teacher evaluation process. 

KeywordsAssessment; Performance; Teachers

 

 

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Biografia Autor

Pedro Fernando Cunha, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Departamento de Ciência Política e do Comportamento

Área de Psicologia

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Alves, M. P., Cunha, P. F., Lourenço, A. A., & Monteiro, A. P. (2018). Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa De Educação, 31(1), 61–78. https://doi.org/10.21814/rpe.14082

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