Da interação ao engajamento: um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição “Explora” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa
DOI :
https://doi.org/10.21814/rpe.21557Mots-clés :
Museu de ciências, exposições interativas, JovensRésumé
Neste estudo, tivemos como objetivo compreender como os adolescentes interagem e se engajam em uma exposição interativa de ciências e as experiências de aprendizagem proporcionadas pela visita. Participaram do estudo cinco grupos de adolescentes entre 14 e 17 anos, em visita, fora do contexto escolar, à exposição de longa duração “Explora”, do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa (Portugal). A investigação se caracteriza por um estudo de caso aliado a uma abordagem quanti-qualitativa. Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visita a centros de ciências. Os resultados indicam que as interações e o engajamento estiveram presentes, principalmente em episódios em que os adolescentes interagem ativamente com a exposição, uns com os outros, e quando conversam sobre como a exposição funciona. Observa-se também que existem condições iniciais de interação, que incentivaram o engajamento cognitivo dos jovens ao apoiar a construção de significado ou a formação de algum tipo de conexão com os conteúdos abordados na exposição.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
Adams, M., & Moussouri, T. (2002). The interactive experience: Linking research and practice. In Proceedings of International Conference on Interactive Learning in Museums of Art and Design (1-22) Victoria and Albert Museum.
Allen, S. (2004). Designs for learning: Studying science museum exhibits that do more than entertain. Science Education, 88(S1), 17-33. https://doi.org/10.1002/sce.20016
Archer, L., Dawson, E., Seakins, A., & Wong, B. (2016). Disorientating, fun or meaningful? Disadvantaged families’ experiences of a science museum visit. Cultural Studies of Science Education, 11, 917-939. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9667-7
Azevedo, R. (2015). Defining and measuring engagement and learning in science: Conceptual, theoretical, methodological, and analytical Issues. Educational Psychologist, 50(1), 84-94. https://doi.org/10.1080/00461520.2015.1004069
Bamberger, Y., & Tal, T. (2007). Learning in a personal context: Levels of choice in a free choice learning environment in science and natural history museums. Science Education, 91(1), 75-95. https://doi.org/10.1002/sce.20174
Bell, P., Lewenstein, B., Shouse, A. W., & Feder, M. A. (2009). Learning science in informal environments: People, places, and pursuits. The National Academies Press.
Block, F., Hammerman, J., Horn, M., Spiegel, A., Christiansen, J., Phillips, B., Diamond, J., Evans, E. M., & Shen, C. (2015). Fluid grouping: Quantifying group engagement around interactive tabletop exhibits in the wild. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 867-876). https://doi.org/10.1145/2702123.2702231
Dancstep (née Dancu), Toni and Lisa Sindorf. 2016. Exhibit Designs for Girls’ Engagement: A Guide to the EDGE Design Attributes. San Francisco: Exploratorium.
DeWitt, J., & Storksdieck, M. (2008). A short review of school field trips: Key findings from the past and implications for the future. Visitor Studies, 11(2), 181-197. https://doi.org/10.1080/10645570802355562
DeWitt, J., Nomikou, E., & Godec, S. (2019). Recognising and valuing student engagement in science museums. Museum Management and Curatorship, 34(2), 183-200. https://doi.org/10.1080/09647775.2018.1514276
Ellenbogen, K. M. (2002). Museums in family life: An ethnographic case study. In G. Leinhardt, K. Crowley, & K. Knutson (Eds.), Learning conversations in museums (pp. 81-101). Lawrence Erlbaum Associates.
European Comission. (2008). Young people and science: Analytical report. https://rri-tools.eu/-/young_people_library_elemt
European Commission. (2004). Europe needs more scientists: Report by the High Level Group on increasing human resources for science and technology in Europe. Brussels. https://www.researchgate.net/publication/259705752
Falk, J. H., & Dierking, L. D. (2010). The 95 percent solution: School is not where most Americans learn most of their science. American Scientist, 98(6), 486-493. https://doi.org/10.1511/2010.87.486
Fortus, D. (2014). Motivation and the learning of science. In R. Gunstone (Ed.), Encyclopedia of science education (pp.1-4). Springer.
Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, 74(1), 59-109. https://doi.org/10.3102/00346543074001059
Garcia, J. L., Ramalho, J., & Silva, P. A. (2016). O público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva – Relatório final. Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.
Gutwill, J. P., Hido, N., & Sindorf, L. (2015). Research to practice: Observing learning in tinkering activities. Curator: The Museum Journal, 58(2), 151-168. https://doi.org/10.1111/cura.12105
Haywood, N., & Cairns, P. (2006). Engagement with an interactive museum exhibit. In T. McEwan, J. Gulliksen, & D. Benyon (Eds.), People and computers XIX – The bigger picture (113-129). Springer.
Heath, C., Lehn, D(. V., & Osborne, J. (2005). Interaction and interactives: Collaboration and participation with computer-based exhibits. Public Understanding of Science, 14(1), 91-101. https://doi.org/10.1177/0963662505047343
Humphrey, T., & Gutwill, J. P. (2005). Fostering active prolonged engagement: The art of creating APE exhibits. Exploratorium. https://www.researchgate.net/publication/40010618
Humphrey, T., Gutwill, J. P., & The Exploratorium APE Team (2005). Fostering active prolonged engagement: The art of creating APE exhibits. Walnut Creek, CA: Left Coast Press.
Johnson, R. B., & Onwuegbuzie, A. J. (2004). Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educational Researcher, 33(7), 14-26. https://doi.org/10.3102/0013189X033007014
Jolly, E., Campbell, P. B., & Perlman, L. K. (2004). Engagement, capacity and continuity: A trilogy for student success. GE Foundation.
Lahlou, S. (2011). How can we capture the subject’s perspective? An evidence-based approach for the social scientist. Social Science Information, 50(3-4), 607-655. https://doi.org/10.1177/0539018411411033
Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. –Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Massarani, L., Fazio, M. E., Rocha, J. N., Dávila, A., Espinosa, S. & Bognanni, F. A. (2019). La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: El caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina). Ciência & Educação, 25(2), 467-484. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012
Massarani, L., Poenaru, L. M., Rocha J. N., Rowe, S. & Falla, S. (2019): Adolescents learning with exhibits and explainers: The case of Maloka. International Journal of Science Education, 9(3), 253-267. https://doi.org/10.1080/21548455.2019.1646439
Massarani, L., Reznik, G., Rocha, J. N., Falla, S., Rowe, S., Martins, A. D., & Amorim, L. H. (2019). A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: Um estudo no Museu da Vida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 21, e10524. https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115
Massarani, L., Rocha, J. N., Poenaru, L. M., Bravo, M., Singer, S., & Sánchez, E. (2020): O olhar dos adolescentes em uma visita ao Museo Interactivo de Economía (MIDE), México. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 15(44),173-195. http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/163
McCallie, E., Bell, L., Lohwater, T., Falk, J. H., Lehr, J. L., Lewenstein, B. V., Needham, C., & Wiehe, B. (2009). Many experts, many audiences: Public engagement with science and informal science education. A CAISE Inquiry Group Report, 1. Center for the Advancement of Informal Science Education.
Meisner, R., vom Lehn, D., Heath, C., Burch, A., Gammon, B., & Reisman, M. (2007). Exhibiting performance: Co-participation in science centres and museums. International Journal of Science Education, 29(12), 1531-1555. https://doi.org/10.1080/09500690701494050
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2010). Metas educativas 2021: La educación que queremos para la generación de los bicentenarios [Documento final de síntesis]. https://www.redage.org/sites/default/files/adjuntos/metas2021-2.pdf
Osborne, J., & Dillon, J. (2007). Research on learning in informal contexts: Advancing the field? International Journal of Science Education, 29(12), 1441-1445. https://doi.org/10.1080/09500690701491122
Panizzon, D. (2014). Interests in science. In R. Gunstone (Ed.), Encyclopedia of science education (pp. 1-2). Springer.
Polino, C. (Comp.). (2011). Los estudiantes y la ciencia: Encuesta a jóvenes iberoamericanos. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://oei.int/publicaciones/los-estudiantes-y-la-ciencia-encuesta-a-jovenes-iberoamericanos
Reiss, M. J., Billingsley, B., Evans, E. M., Kissel, R. A., Lawrence, M., Munro, M., Mujtaba, T., Oliver, M., Pickering, J., Sheldrake, R., Shen, C., Stott, J., & Veall, D. (2016). The contribution of natural history museums to science education [Report]. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.1797.3361
Rotgans, J. I., & Schmidt, H. G. (2011). Cognitive engagement in the problem-based learning classroom. Advances in Health Sciences Education, 16, 465-479. https://doi.org/10.1007/s10459-011-9272-9
Schwan, S., Grajal, A., & Lewalter, D. (2014). Understanding and engagement in places of science experience: Science museums, science centers, zoos, and aquariums. Educational Psychologist, 49(2), 70-85. https://doi.org/10.1080/00461520.2014.917588
Sha, L., Schunn, C., & Bathgate, M. (2015). Measuring choice to participate in optional science learning experiences during early adolescence. Journal of Research in Science Teaching, 52(5), 686-709. https://doi.org/10.1002/tea.21210
Shaby, N., Assaraf, O. B. Z., & Tal, T. (2017). The particular aspects of science museum exhibits that encourage students’ engagement. Journal of Science Education and Technology, 26, 253-268. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9676-7
Shaby, N., Assaraf, O. B. Z., & Tal, T. (2019). An examination of the interactions between museum educators and students on a school visit to science museum. Journal of Research in Science Teaching, 56(2), 211-239. https://doi.org/10.1002/tea.21476
Spinney, J. (2015). Close encounters? Mobile methods, (post)phenomenology and affect. Cultural Geographies, 22(2), 231-246. https://doi.org/10.1177/1474474014558988
Stuckey, M., & Eilks, I. (2014). Increasing student motivation and the perception of chemistry's relevance in the classroom by learning about tattooing from a chemical and societal view. Chemistry Education Research and Practice, 15(2), 156-167. https://doi.org/10.1039/C3RP00146F
Wagensberg, J. (2001). Principios fundamentales de la museología científica moderna. Metròpolis Mediterrània, 55, 22-24. https://ocw.ehu.eus/pluginfile.php/53801/mod_resource/content/1/Wagensberg_2001.pdf
Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Portuguesa de Educação 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0