Políticas curriculares: a luta pela significação no campo da disciplina História

Autores

  • Ana Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3006

Resumo

Este artigo tem como foco a atuação da comunidade disciplinar de História, na interface que essa comunidade estabelece com o ensino da disciplina e com as políticas curriculares no Brasil, nos anos de 1980. Tendo como matriz a concepção de currículo que confere centralidade aos conceitos de poder e cultura, articulo os aportes teórico-metodológicos da História das Disciplinas Escolares a outras noções, conceitos e categorias tomadas da Teoria do Discurso. Apresento como, no caso brasileiro, um número significativo de atores sociais esteve envolvido em múltiplos processos de articulação e expressou, em textos e discursos, diferentes tendências em relação ao ensino da disciplina. Concluo indicando possíveis questões suscitadas pela análise do Decreto-lei nº 43/2007, que em Portugal regula o Mestrado em Ensino de História e Ensino de Geografia, destacando a tensão entre as disciplinas História e Estudos Sociais.

Palavras-chave
Estudos Sociais; Políticas curriculares; Teoria do Discurso

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Como Citar

Oliveira, A. (2012). Políticas curriculares: a luta pela significação no campo da disciplina História. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 167–195. https://doi.org/10.21814/rpe.3006

Edição

Secção

Artigos