Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?

Auteurs

  • João Paulo Saraiva Universidade do Minho, Portugal
  • Luís Paulo Rodrigues Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.3045

Résumé

A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente
sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística.

Palavras-chave
Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Téléchargements

Numéro

Rubrique

Artigos