A formação de professores do ensino liceal. A Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra (1911-1930)

Autores

  • António Gomes Ferreira Universidade de Coimbra
  • Luís Mota Instituto Politécnico de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3247

Resumo

A nossa análise incide sobre o modelo de formação de professores das Escolas Normais Superiores, particularmente sobre a escola anexa à Universidade de Coimbra. Instituições inspiradas na École Normale Supérieur de Paris, marcadas pela pedagogia do movimento da Escola Nova e portadoras de um caráter inovador, peça-chave num projeto educativo mais vasto, encetado pelos republicanos após outubro de 1910, fundado na crença de regenerar a Pátria por via da instrução, fabricando um cidadão novo e construindo a Nação republicana, constituíram a primeira tentativa de formar professores para todos os graus de ensino, com exceção do ensino primário geral. Numa perspetiva teórica e ideal, a legislação traduziu um momento significativo na nossa História da Educação (Gomes, 1990); no entanto, o contexto e as condições – nomeadamente as materiais – impediram-na que se viesse a transformar na escola modelo que se almejava.

 

Palavras-chave
Escola Normal Superior; República; Ensino Normal; Universidade

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Como Citar

Ferreira, A. G., & Mota, L. (2013). A formação de professores do ensino liceal. A Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra (1911-1930). Revista Portuguesa De Educação, 26(2), 85–109. https://doi.org/10.21814/rpe.3247

Edição

Secção

Artigos