Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores

Auteurs

  • Jesuína Fonseca Universidade de Lisboa
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa
  • Joseph Conboy Universidade de Lisboa
  • Helena Salema Universidade de Lisboa
  • Maria Odete Valente Universidade de Lisboa
  • Ana Paula Gama Instituto Superior D. Afonso III
  • Edite Fiúza Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.7056

Mots-clés :

Formação de professores, Feedback do professor, Estratégias e efeitos do feedback, Oficina

Résumé

O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos,apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso deestratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que aparticipação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.

 

Palavras-chave: Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; Oficina

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Téléchargements

Publiée

2015-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos