Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar

Autores

  • Cristiana Pereira de Carvalho Universidade de Coimbra, Portugal
  • Maria do Rosário de Carvalho Nunes Manteigas e Moura Pinheiro Universidade de Coimbra, Portugal
  • José Augusto Pinto Gouveia Universidade de Coimbra, Portugal
  • Duarte Rei Vilar Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.9032

Resumo

O conhecimento, enquanto fator capaz de exercer influência sobre as atitudes, é um pré-requisito fundamental nos programas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco. Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar os conhecimentos dos adolescentes sobre a sexualidade. O Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade pretende avaliar os conhecimentos num continuum de dificuldade e distinguir os alunos com diferentes níveis de saberes. A amostra foi constituída por 1545 adolescentes com uma média de 16 anos (DP=1.80) que frequentam a escola. Os resultados evidenciam que as raparigas estão mais informadas do que os rapazes, e que os jovens portugueses com mais de 15 anos, sem religião, com mais de 5 anos de educação sexual na escola e que tiveram a mãe como educadora sexual são os que têm mais conhecimentos sobre a sexualidade. As atitudes dos adolescentes em relação ao preservativo mostraram estar associadas aos conhecimentos e os adolescentes que usaram preservativo no último encontro sexual revelaram níveis mais elevados de conhecimentos. 

Palavras-chave: Conhecimentos; Educação Sexual; Adolescentes; Questionário

 

ABSTRACT

Knowledge, as a factor that exerts influence on attitudes, is a fundamental prerequisite in prevention programs of risky sexual behaviours. The aim of this study was to develop an instrument that would assess the knowledge that adolescents have about sexuality. The Knowledge about Sexuality Questionnaire assesses the knowledge in a difficulty continuum and also the distinction of students with different levels of knowledge. The sample was composed by 1545 adolescents with a mean age of 16 years (SD=1.80) that attend school. The results show that girls are more informed than boys, and that Portuguese adolescents older than 15, without religion, with more than 5 years of sexual education in school and having their mothers as sexual educators are the ones with more knowledge about sexuality. The attitudes of the adolescents towards the use of condom are associated with the knowledge they have about it and the adolescents that used condom in their last sexual relation reveal higher levels of knowledge.

 Keywords: Knowledge; Sexual Education; Adolescents; Questionnaire

 

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Biografias Autor

Cristiana Pereira de Carvalho, Universidade de Coimbra, Portugal

Pedagoga, Mestre em Ciências da Educação e Doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal (FPCEUC) (Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Referência SFRH/BD/75130/2010). Pós-graduada em Saúde Sexual pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (Lisboa).

Maria do Rosário de Carvalho Nunes Manteigas e Moura Pinheiro, Universidade de Coimbra, Portugal

Psicóloga, Doutora em Ciências da Educação e Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra- Portugal (FPCEUC). Pesquisadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE - FPCEUC).

José Augusto Pinto Gouveia, Universidade de Coimbra, Portugal

Médico Psiquiatra, Doutor em Psicologia Clinica, Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal (FPCEUC) e coordenador do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental - CINEICC.

Duarte Rei Vilar, Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Sociólogo, Doutor em Sociologia da Comunicação e da Cultura. É Professor Associado na Universidade Lusíada de Lisboa e investigador do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Investigação Social (CLISSIS). É diretor da Associação para o Planeamento da Família (APF).

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Documentos legais

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Carvalho, C. P. de, Pinheiro, M. do R. de C. N. M. e M., Pinto Gouveia, J. A., & Vilar, D. R. (2017). Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar. Revista Portuguesa De Educação, 30(2), 249–274. https://doi.org/10.21814/rpe.9032

Edição

Secção

Artigos