Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro

Autores

  • Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos, UNIFESO, Brasil
  • Neiva Maria Picinini Santos Escola de Enfermagem Anna Nery, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13991

Resumo

Diariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional.

Palavras-chave:Cenários de aprendizagem; Formação na graduação; Estudante de enfermagem.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Silva, C. M. dos S. L. M. D., & Santos, N. M. P. (2018). Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 173–189. https://doi.org/10.21814/rpe.13991

Edição

Secção

Artigos