A aprendizagem do pensar e a impossibilidade de ensinar filosofia

Learning to think and the impossibility to teach philosophy

Autores

  • Daniel Rodrigues Ramos UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14105

Resumo

Numa abordagem fenomenológica, o artigo reflete o ensino da Filosofia, assumindo-o como possível enquanto experiência da aprendizagem do pensar. Nesta direção, o estudo possui por meta mostrar que a compreensão desta possibilidade se radica em uma impossibilidade de caráter ontológico, uma vez que o aprender a pensar não pode ser ofertado ou possibilitado por outrem. Tal impossibilidade é reconduzida para o modo de constituição da singularidade humana. Neste horizonte, a (im)possibilidade de aprender a pensar funda-se no questionamento filosófico, porém, entendido como responsabilidade do ser humano por decidir-se e apropriar-se de seu originário modo de ser. Para demonstrar esta fundamentação, o estudo parte do sentido ontológico de impossibilidade para o existir humano, definindo-a como remissão e salto para o possível, no caso, para o ser capaz do pensar e questionar. Em seguida, aclara-se o questionamento e seu caráter histórico, diferenciando-o do método de problematização das ciências positivas. Por fim, posiciona-se criticamente em relação   às tendências dominantes em que se compreende o ensino da filosofia a partir das metas e dos métodos tecno-científicos, bem como da pedagogização do filosofar e, ainda, da sua burocratização em vista de seu enquadramento aos mecanismos institucionais de produção do conhecimento científico com suas atuais exigências.

Palavras-chave: Pensamento; Questionamento; Ciência e técnica; Ensino da filosofia; Pedagogização

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Ramos, D. R. (2018). A aprendizagem do pensar e a impossibilidade de ensinar filosofia: Learning to think and the impossibility to teach philosophy. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 37–53. https://doi.org/10.21814/rpe.14105

Edição

Secção

Artigos