Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial

Autores

  • Margarida M. Pinheiro Universidade de Aveiro, Portugal
  • Cláudia S. Sarrico Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
  • Rui A. Santiago Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3044

Resumo

No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo.

Palavras-chave
Ensino superior; PBL; Motivação; Desempenho

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Como Citar

M. Pinheiro, M., S. Sarrico, C., & A. Santiago, R. (2011). Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial. Revista Portuguesa De Educação, 24(1), 145–191. https://doi.org/10.21814/rpe.3044

Edição

Secção

Artigos