A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática – Um estudo no 1º Ciclo

Autores

  • Dilaila Botas Universidade Aberta
  • Darlinda Moreira Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3259

Resumo

O artigo apresenta uma investigação cujo principal objetivo foi conhecer quais os materiais didáticos usados mais frequentemente no ensino da Matemática num Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico nos arredores de
Lisboa e qual a visão pedagógica subjacente à sua utilização.
Metodologicamente, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. A população envolvida no estudo é relativa a 53 professores do 1º Ciclo que exerciam a sua atividade letiva e não letiva no referido Agrupamento de Escolas. Conclui-se que os professores definem o material didáctico como sendo um objeto que visa a motivação do aluno, auxiliando-o na concretização e construção dos conceitos matemáticos. O manual escolar, o próprio corpo do aluno, as réguas e o ábaco são os materiais mais usados pelos professores. Os professores consideram o material didático importantíssimo e afirmam usá-lo "muitas vezes" na
resolução de problemas e na prática compreensiva de procedimentos.

 

Palavras-chave
Material didáctico; Educação matemática; 1º Ciclo do Ensino Básico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Botas, D., & Moreira, D. (2013). A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática – Um estudo no 1º Ciclo. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 253–286. https://doi.org/10.21814/rpe.3259

Edição

Secção

Artigos