Qualidade dos cuidados de enfermagem

papel da enfermagem de reabilitação

Autores

  • Nelson Faria Hospital Cuf Porto

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23212

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem de Reabilitação, Ordem dos Enfermeiros Portugueses

Resumo

Introdução

A necessidade de implementar sistemas de quali¬dade está hoje assumida formalmente, quer por instâncias internacionais quer por organizações nacionais. Em razão do seu número e sobretudo do papel que desempenham, desde a prestação direta de cuidados até à gestão dos serviços, aos Enfermeiros é reconhecido um papel fundamental na promoção e manutenção dos padrões de qualidade em saúde.

Especificamente, aos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação é solicitado o desenvolvimento de planos de cuidados especializados com os utentes, de modo a melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa, e deste modo, preservar a autoestima (Ordem dos Enfermeiros, 2011).

Objetivo

Analisar de forma reflexiva o conteúdo funcional específico do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.

Métodos

Análise documental do conteúdo funcional específico do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, criado pela Ordem dos Enfermeiros Portugueses.

Resultados

Considerando a Pessoa de forma holística e recorrendo às mais variadas técnicas, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação intervém de forma a potenciar a funcionalidade da pessoa com o objetivo de aumentar os seus níveis de autonomia. Desenvolve ainda, juntamente com o cliente processos de reeducação funcional tendo em vista a qualidade de vida e a reintegração e participação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Faria, N. (2016). Qualidade dos cuidados de enfermagem: papel da enfermagem de reabilitação. Servir, (59), 102–103. https://doi.org/10.48492/servir0259.23212