Validation of the questionnaire for mapping of ethical knowledge in nursing students

Authors

  • Madalena Cunha CI&DETS, Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. CIEC, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0710-9220
  • Maria do Céu Cunha Agrupamento de Escolas de Sátão
  • Teresa Rodrigues Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  • Celso Nunes Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE
  • Estudantes do 25ºCLE1 CI&DETS, Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0259.23094

Keywords:

Students, Nursing, Ethical Knowledge

Abstract

Introdução

A construção e validação de instrumentos válidos que permitam obter informações sobre o Conhecimento Ético, é necessária, uma vez que se torna essencial que o enfermeiro pense, reflita e oriente a sua prática de acordo com o seu respetivo código deontológico.

Objetivo

Descrever o processo de validação do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE).

Métodos

Participaram 85 estudantes de enfermagem, com média de idades de 20,96 anos. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (Cunha et al., 2013), é constituído por 4 Partes: Parte I: Dados Biográficos e Académicos, Parte II: Modo de Agir, Parte III: Escala Tipologia dos Valores (ETV), Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE).

Resultados

O alfa de Cronbach final da Escala Tipologia dos Valores (alfa=.839), revelou uma boa consistência interna, assim como os da Escala Valores/Deveres e Éticos (alfa=.870). Os estudantes apresentaram na sua maioria um nível de conhecimento positivo, na Parte III Escala Tipologia dos Valores (ETV) e Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE), respetivamente com 50.6% e 55.3%.

Conclusões

As propriedades psicométricas do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar na avaliação do nível de conhecimento ético dos estudantes de enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-06-30

How to Cite

Cunha, M., Cunha, M. do C., Rodrigues, T., Nunes, C., & Estudantes do 25ºCLE1. (2016). Validation of the questionnaire for mapping of ethical knowledge in nursing students. Servir, (59), 38–39. https://doi.org/10.48492/servir0259.23094