Dilemas Éticos e Metodológicos na Investigação das Sexualidades do Adulto Idoso: o Caso de uma Tese de Mestrado em Educação para a Saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.11751

Keywords:

sexualidades, adultos idosos, ética, educação para a saúde, sexualities, older adults, ethics, health education

Abstract

Resumo
Em Portugal, apesar da ciência e meios de comunicação precipitarem a visibilidade das sexualidades do adulto idoso, forças históricas e sociais continuam a perpetuar a sua omissão. É neste contexto, que começa a ser exigido a profissionais de saúde a abordagem das sexualidades do adulto idoso. Assim, numa investigação de mestrado procurou-se conhecer, por entrevista, as conceções de um grupo de adultos idosos sobre as suas experiências de sexualidade e os cuidados prestados por profissionais de saúde. A operacionalização da entrevista, enquanto método, levantou questões éticas e metodológicas, movidas, por exemplo, pelas diferenças geracionais e culturais entre entrevistadora e entrevistados. Assim, neste artigo propomos um exercício de reflexividade sobre a perspetiva da entrevistadora e dos entrevistados e as relações intersubjetivas negociadas. Consequentemente, esperamos contribuir para uma reflexão acerca da condução ética de estudos das sexualidades dos adultos idosos, quando, em particular, sejam estes os entrevistados.

Abstract
In Portugal, even though science and the media start to turn older adults’ sexualities more visible, historic and social strengths still neglect them. In this context, health professionals’ capacity to approach older adults’ sexualities is being required. Therefore, in this master’s research we aimed to find, through interview, the ideas of a group of older adults about their experiences on sexuality and health professionals’ practices. The operationalization of the interview as a method raised ethical and methodological questions, triggered, for instance by generational and cultural differences between the interviewee and the interviewer. Thus, in this article we propose a reflexivity exercise about the standpoint of who interviewed and the interviewee and on intersubjective relationships negotiated. Consequently, we expect to contribute for a reflection about the ethical conduct of sexualities’ studies on older adults, when, in particular, they get interviewed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Ferreira Silva, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Ana Ferreira da Silva é licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, tendo concluído em 2016 o mestrado em Educação para a Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a tese "Experiências de sexualidades e envelhecimento: contributos para a construção de um lugar no campo da educação para a saúde". Tem como interesses de investigação as sexualidades, educação e saúde. 

Sofia Marques da Silva, CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Sofia Marques da Silva é professora assistente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, doutorada em Educação, com experiência em investigação etnográfica, culturas juvenis, género e educação. Tem publicações nacionais e internacionais, experiência como docente em metodologias de investigação, sociologia da educação e culturas juvenis, fez supervisão de teses de mestrado e doutoramento, e é investigadora em diversas frentes. É ainda membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), onde coordena uma research Community of Practice associada ao grupo Jovens, Educação e Diversidade.  

Downloads

Published

2018-06-30