Nursing Students’ Learning in the Prevention of Musculoskeletal Symptomatology According to the Three Domains of Competence

A Qualitative Study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28507

Keywords:

education in nursing, musculoskeletal system, nursing students, risk factors, professional competence

Abstract

The Nursing profession is composed of various domains of knowledge necessary for a comprehensive care of the person throughout his/her life cycle. During the course, nursing students are often exposed to factors that can contribute to the appearance of musculoskeletal symptoms, compromising their academic career. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted using a focus group of six final-year nursing students. The aim was to understand their perceptions of the pedagogical training and how it contributed to their learning in the prevention of musculoskeletal symptoms. Content analysis was performed according to Bardin (2018). The personal skills domain emerged as the most valued domain, with 15 registration units, followed by the pedagogical domain with 9 registration units, and, finally, the scientific domain with 5 registration units. Pedagogical training was considered by students as crucial for their personal and academic investment.

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Author Biographies

Cristiana Furtado Firmino, Departamento de Enfermagem, Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, Instituto Politécnico da Lusofonia, CIDNUR, CiiEM, Portugal

Doutora em Educação. Mestre em Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Mestre em Gestão em Saúde e Pós-graduada em Gerontologia e Geriatria. Licenciada em Enfermagem. Autora de artigos científicos e preletora em encontros científicos. Investigadora pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) e Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research (CiiEM). Revisora ​​de artigos em revistas científicas. Consultora e Voluntária na área da saúde e educação.  Prémio Mariana Diniz de Sousa Investigação. Enfermeira em vários contextos da prática clínica. Professora Coordenadora no IPLUSO-ERISA e Professora convidada na CVP-Lx.

João José Rolo Longo, Departamento de Enfermagem, Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, Instituto Politécnico da Lusofonia, CIDNUR, Portugal

Doutor em Ciências da Educação na área da formação de professores; Mestre em Ciências na área da Pedagogia do Ensino Superior, pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área da Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica, pela Escola Superior de Saúde de Setúbal (2011). Título de Especialista na área de Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de São Francisco das Misericórdias (2012). Professor Adjunto entre 2006 e 2016 e Professor Coordenador, desde 2017 até à atualidade, no Instituto Politécnico da Lusofonia - Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches.

Celeste Simões, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, ISAMB, Portugal

Professora Associada com Agregação na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação e Mestrado em Psicologia Social. Doutoramento em Educação Especial e Reabilitação e Agregação em Ciências da Educação na Especialidade de Educação para a Saúde. Investigadora do ISAMB, com áreas de eleição a resiliência, competências socioemocionais, promoção e educação para a saúde, e comportamentos de risco na adolescência. Participa em vários grupos de investigação nacionais e internacionais, tendo várias comunicações e  publicações nacionais e internacionais nas áreas mencionadas.

Olga Valentim, Departamento de Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, CIDNUR, CINTESIS, Portugal

Doutora em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Licenciada em Enfermagem e Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Experiência de docência há 23 anos, lecionando nos Cursos de Licenciatura em Enfermagem e Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Atualmente Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Publicou artigos em revistas especializadas, trabalhos em atas de eventos e realizou comunicações. Tem capítulos em livros, sendo organizadora de alguns deles. É investigadora doutorada integrada no CINTESIS@RISE, grupo NursID e investigadora do CIDNUR, da ESEL. Presidente da Associação IntNSA Portugal.

Fátima Mendes Marques, Departamento de Enfermagem de Reabilitação, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, CIDNUR, CeiED, Portugal

Doutora em Educação, Mestre em Ciências de Educação, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Enfermeira Chefe e Coordenadora do Centro de Formação de Enfermagem do Hospital Curry Cabral, atual Centro Hospitalar Lisboa Central.  Posteriormente e até ao momento, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara, atual Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Áreas de Investigação: Tomada de Decisão em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Prevenção de Lesões Músculo-esqueléticas.

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Published

2023-06-30