Active Methodologies in Teaching SDG 4

A Study of Teaching Practices

Authors

  • Carmelita Vieira de Melo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil https://orcid.org/0000-0002-3752-7995
  • José André Villas Bôas Mello Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil https://orcid.org/0000-0002-0628-9664
  • Andrea Justino Ribeiro Mello Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil https://orcid.org/0000-0002-4927-960X
  • Leonardo da Silva Araújo Egresso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil https://orcid.org/0000-0002-7115-4707

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.38223

Keywords:

sustainability, teaching-learning, active methodologies

Abstract

Considering the importance of engaged learning and the role of young people in a global transformation process aimed at sustainability, this article aims to investigate the use of Active Methodologies in teaching the Sustainable Development Goals (SDGs). It has an exploratory and descriptive character, a qualitative approach and presents the results of field research, carried out in a public high school, with teacher training, in Nova Iguaçu, a municipality in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. Among the results found, we highlight the greater use of project-based learning, and the benefits of active methodologies such as the focus on students and the greater possibility of student participation.

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Author Biographies

Carmelita Vieira de Melo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (CEFET/RJ, 2024), especialista em EAD (UFF, 2011) e Tecnologia Educacional (UERJ, 1999), graduada em Pedagogia (Estácio, 2016) e Processamento de Dados (UNIG, 1997. Atua há 31 anos no magistério público (SEEDUC-RJ e FAETEC-RJ) e 20 anos no Ensino Superior Privado (Estácio). Foi Gestora Escolar, Tutora EaD nos cursos “Mídias na Educação” e “Escola de Gestores” (UFRJ), Professora Multiplicadora na Formação Docente em TICs no NTE/PROINFO/MEC e coordenação de Polo EaD. Atua na função de coordenadora dos Cursos de Graduação em Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e da Pós-Graduação em Psicopedagogia na Estácio.

José André Villas Bôas Mello , Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil

Doutorado em Engenharia de Transportes (UFRJ, 2013), mestrado em Engenharia de Produção (UFRJ, 2002) e graduado em Ciências Econômicas (UFRRJ, 1996), com Licenciatura Plena para docência no ensino fundamental e médio. Professor no curso de Engenharia e no Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos do CEFET-RJ. Atua como Editor Gerente da Revista Produção e Desenvolvimento desde 2015. Possui experiência em coordenação de curso, participação em NDE e gerência acadêmica de campus. Desenvolve pesquisas nas áreas de serviços públicos, território, sistemas produtivos, educação e qualidade de vida no trabalho, com foco na integração entre desenvolvimento regional e bem-estar social. 

Andrea Justino Ribeiro Mello, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil

Doutorado em Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ, 2015), mestrado em Engenharia de Produção (PEP/COPPE/UFRJ, 2001) e graduada em Ciências Econômicas (UFRRJ, 1996). Professora do CEFET/RJ desde 2007 e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), o qual coordena desde março de 2023. Atua nas áreas de Planejamento dos Transportes, com ênfase em Mobilidade Sustentável e Acessibilidade. Coordena o projeto FAPERJ para desenvolvimento do aplicativo MOBI. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão, com foco em políticas públicas, desenvolvimento regional e tecnologias aplicadas à mobilidade urbana.

Leonardo da Silva Araújo, Egresso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brazil

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP/CEFET-RJ, 2024), com ênfase em mobilidade urbana sustentável, e graduado em Engenharia de Produção (CEFET/RJ, 2021). Atua nas áreas de planejamento urbano, mobilidade sustentável e desenvolvimento regional, com interesse em políticas públicas e soluções tecnológicas voltadas à melhoria da acessibilidade urbana. Desenvolve pesquisas interdisciplinares relacionadas à sustentabilidade e aos sistemas produtivos regionais, com foco na integração entre transporte, território e qualidade de vida.

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Published

2025-06-30