Uma Aula_Encontro: Escrita e Experimentação na Formação em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.10475Palabras clave:
Aula, Aprender, Psicologia, Escrita, Experimentação / Class, Learning, Psychology, Writing, ExperimentationResumen
A experiência com a formação superior em psicologia, no Brasil, nas últimas duas décadas, acompanha o desenvolvimento de um significativo campo de problematização na produção de conhecimento em psicologia social e políticas públicas. Abordamos este contexto analisando uma experiência docente no ensino de psicologia social, análise institucional e políticas públicas, numa universidade pública federal. Considerando o conceito de experimentação do pensamento, abordagem da filosofia da diferença, propomos o processo de problematizar, diferenciar e temporalizar a experiência de formação, a partir da produção escrita do/a estudante de psicologia a respeito de seu trabalho de formar-se psicólogo/a. O processo analítico com a matéria de ensino construída a partir da escrita dos modos de se tonar psicólogo/a criou uma aula_encontro e analisou os modos de subjetivar orientados pelas práticas de si e práticas institucionais. A escrita constituiu uma relação ativa com a matéria expressiva de demandas éticas e estéticas dos modos de aprender no contemporâneo.
The experience of academic qualification in psychology in Brazil, in the last two decades, follows the development of a significant field of problematization in the production of knowledge in social psychology and public policies. This context was addressed through the analysis of an academic teaching experience in social psychology, institutional analysis and public policies at a public federal university. Taking into consideration the concepts of thought experimentation, and the philosophy of difference approach, the process of problematization, differentiation, and timing of the experience of academic qualification was proposed for the writings of the psychology students regarding their process of becoming psychologists. The analytic process of the teaching subject built from the writings about the ways of becoming a psychologist generated a meeting-like class and analyzed the ways to subjectivate the advisees through personal and institutional practices. Writing constitutes an active relation between the expressed ethical demands and the aesthetic of the ways of learning in contemporaneous time.
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