Design and Evaluation of Teaching Materials for Responsible Research and Innovation
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.12273Palabras clave:
Science Education, Scientific literacy, Socioscientific Issues (SSI), Responsible Research and Innovation (RRI), Teaching resources / Educação em ciências, Literacia científica, Questões sociocientíficas (QSC), investigação e Inovação Responsáveis (IRR)Resumen
AbstractThe analysis of the classroom activities produced by a sample of 121 pre-service teachers provides evidence about the impact of a teacher professional development program to promote responsible research and innovation (RRI) through science education. Most of the activities produced by participants were related to curricular content knowledge, contributed to the development of key competences and defined learning objectives in line with current science education standards and RRI. Many of the classroom activities (78,6%) includes good or excellent maps of the controversy related to relevant socioscientific issues and high quality questions for scaffolding students’ work. Additionally, 60,7% of the activities got high marks in the evaluation of authenticity and their potential to encourage science students’ to make informed decisions and undertake an active role in societal issues concerning scientific and technological advances.
Resumo
A análise das atividades em sala de aula produzida por uma amostra de 121 futuros professores apresentam evidências sobre o impacto de um programa de desenvolvimento professional do professor para promover a investigação e inovação responsáveis (IRR), através da educação em ciências. A maior parte das atividades produzidas pelos participantes estavam relacionadas com o conhecimento do conteúdo curricular, contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais e definiram objetivos de aprendizagem em linha com os padrões atuais da educação em ciências e da investigação e inovação responsáveis (IRR). Muitas das atividades em sala de aula (78,6%) incluem bons ou excelentes mapas de controvérsia relacionadas com questões sociocientíficas (QSC) relevantes e com outras questões pertinentes de apoio ao trabalho dos alunos. Além disso, 60,7% das atividades obtiveram pontuação elevada na avaliação da autenticidade e no seu potencial para incentivar os estudantes de ciências a tomarem decisões informadas e empreenderem um papel ativo no que diz respeito a questões societais relacionadas com os avanços científicos e tecnológicos.
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