O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.12963Palabras clave:
Educação em Ciências, Inquiry-based science education, Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), Web 2.0 / Science education, Responsible Research and Innovation (RRI), Web 2.0Resumen
ResumoUma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais.
O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar.
Abstract
A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems.
The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context.
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