Alfabetizar e Nacionalizar a Infância Italiana no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.13062

Palavras-chave:

história da educação, nacionalismo, imigração italiana

Resumo

O presente artigo trata de aspectos da nacionalização italiana contidos em dois livros didáticos destinados à educação primária no Brasil para serem usados em escolas italianas neste país. Analisa como o ideal de nação italiana deveria ser incutido em crianças da escola elementar italiana no Brasil no início do século XX por meio de distintas referências, tais como, a nona, reis e heróis nacionais italianos. Além disso, destaca as reações a esses modos de inculcação, por vários setores da sociedade brasileira.

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Biografia Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Dourado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Instituições Escolares no Brasil. Desenvolve pesquisas no campo de História da Educação destacadamente em temas relacionados às disciplinas, manuais e saberes escolares.

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Publicado

2018-10-31