As Políticas de Educação Especial no Brasil

Trajetória Histórica dos Normativos e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15075

Palavras-chave:

educação especial, legislação educacional brasileira, políticas educacionais inclusivas

Resumo

O presente artigo analisa a legislação brasileira referente à educação especial e identifica a participação do Estado brasileiro na viabilização da escolarização, de modo a suprir as necessidades educacionais dos alunos com deficiência. Trata-se de análise documental, que considera a legislação desde o Período Colônia (1500-1822), até a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008). Evidencia as primeiras experiências educacionais e as parcas iniciativas em termos de normatização da educação de pessoas com deficiência. No decorrer do período, a participação incipiente do Estado fomenta um fazer político que isentava a ação governamental de ofertar gratuitamente o ensino, delegando-o à esfera privada e marginalizando a população com deficiência. Conclui-se que embora o processo inclusivo na atual política educacional brasileira tenha avançado em termos legais, como preconizados na Constituição Federal (1988), garantindo a igualdade de condições de acesso e permanência na escola e o atendimento educacional especializado (...)

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Biografias Autor

Gisele Sotta Ziliotto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação Universidade Federal do Paraná (UFPR). Brasil

Pedagoga com formação em Psicopedagogia, Educação Especial e em Processo Pedagógico. Desenvolveu atividades de docência na etapa da Educação Básica e Pós-graduação nos cursos de Educação Especial, coordenação e assessoramento pedagógico, e atualmente, trabalha na área da Psicopedagogia e Educação Especial, na área da surdez. Seus temas de interesse abrangem: processo ensino-aprendizagem, psicopedagogia, educação especial e educação de surdos.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Foi Professora da UFPR. Fez Pós-Doutorado na Université de Genève, (UNIGE, Suíça). Realiza estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

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Publicado

2018-10-31