O ciclo de Produção dos Dados PISA no Brasil
A História dos Dados Além dos Números
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.15100Palavras-chave:
PISA, INEP, ILSA, produção dos dados, modelo de referênciaResumo
Analisamos o processo de produção dos dados do programa de avaliação internacional PISA (Program for International Student Assessment), dirigido pela OCDE, no Brasil nas edições 2012 e 2015. Apresentamos dados qualitativos coletados em 2016 por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que trabalhou no PISA no Brasil em 2012 e 2015. Realizamos uma etnografia dos dados do PISA para mostrar a incorporação dos aspectos sociais na produção dos dados estatísticos. Propomos uma abordagem consciente dos dados estatísticos, especialmente quando os resultados deste tipo de estudos são usados para descrever a complexidade dos sistemas educativos brasileiros. É possível individuar diferentes níveis de governança da produção dos dados estatísticos do PISA no Brasil. Isso produz uma distância e um desalinhamento que têm consequências na qualidade das informações difundidas através dos dados do PISA sobre o sistema escolar brasileiro.
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