Laboratório Remoto de Física

Uma Montagem Para os Experimentos de Acústica e Hidrostática

Autores

  • Thiago Costa Caetano Universidade Federal de Itajubá, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.17540

Palavras-chave:

atividades experimentais, laboratório remoto, ensino de física, experimentação, ensino de ciências

Resumo

As atividades experimentais desempenham um papel de fundamental importância no ensino de ciências e estas deveriam ser utilizadas de maneira frequente em sala de aula. Todavia, diversas são as pesquisas que apontam inúmeros desafios à utilização dessas atividades na escola básica, muitas delas relacionadas a questões estruturais. Pensando isso, iniciou-se há alguns anos a construção de um laboratório didático localizado no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá - Brasil, cujo acervo é constituído totalmente por experimentos que podem ser controlados à distância através da Internet. Neste trabalho apresentamos um conjunto experimental desenvolvido para este laboratório e que pode ser utilizado na realização de dois experimentos: “Acústica” e “Hidrostática”, duas áreas que apresentam amplo potencial de investigação no ensino da Física. Cada experimento é discutido separadamente abordando seus aspectos conceituais e instrumentais (...)

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Biografia Autor

Thiago Costa Caetano, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil, em 2007. Mestre em Física e Matemática Aplicada com ênfase em Astrofísica, pela mesma instituição, em 2010. Doutor em Ciências com ênfase em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, em 2014. É professor na Universidade Federal de Itajubá desde 2010. Tem experiência em fotometria e astrofísica galáctica, área na qual tem atuado desde 2006. Atua também no desenvolvimento de tecnologias educacionais, especialmente na construção de experimentos operáveis remotamente para o ensino de Física.

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Publicado

2019-06-29