Contribuição das Trilhas Interpretativas no Ensino Superior

O Caso da Trilha do Estudante, Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca/CEFET RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4472-7423
  • Roberto Luis da Silva Henrique Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.19918

Palavras-chave:

trilhas interpretativas, Parque Nacional da Tijuca, sensibilização ambiental, gestão ambiental

Resumo

As Unidades de Conservação (UC) são espaços importantes na preservação de ecossistemas naturais e na manutenção da diversidade biológica. Neste estudo focamos no Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma UC de Proteção Integral que protege a maior floresta urbana do mundo com trechos de Mata Atlântica ainda preservados. O objetivo da pesquisa foi investigar como as trilhas interpretativas contribuem na formação de estudantes do ensino superior. Assim, foi proposta uma atividade na Trilha do Estudante localizada no PNT abordando aspectos socioambientais com graduandos do curso superior em Gestão Ambiental. A coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas após a atividade. A análise se deu à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados sinalizam para a necessidade da realização de mais atividades que aproximem os estudantes do conhecimento prático em espaços naturais, sendo possível assim, sensibilizá-los acerca da importância da preservação ambiental e de sua atuação como futuros profissionais.

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Biografias Autor

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca/CEFET RJ, Brasil

Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação para a Saúde (UFRJ), Doutor em Ciências Biológicas (UFRJ) e Pós-doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Docente da graduação e pós-graduação do Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca e coordenador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC). Docente permanente do Programa de Pós-graduação de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ).

Roberto Luis da Silva Henrique, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Brasil

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2020-06-30