Sobre uma Educação Colonial
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.21559Palavras-chave:
colonização, educação, ensino superior, desumanização, pós-colonial, descolonizaçãoResumo
Na maioria das configurações mais comuns a nível mundial, o ensino superior é um processo de enculturação que perpetua atitudes, hierarquias, instituições e lógicas coloniais. Partindo de perspetivas que vão além das da europa ocidental, este artigo apresenta uma avaliação crítica desse entrincheiramento sistemático. Através de uma análise da construção e distintas experiências de ensino superior, exploramos os impactos de formas implícitas e explícitas de desumanização, discriminação, opressão e privilégio. Baseando-nos em tradições que têm sido largamente excluídas dos manuais escolares e listas de leitura das instituições de ensino superior, apontamos direções radicais que nos abrem novos horizontes. Estes futuros não se centram no descentrar do Euro-Ocidente per se, mas antes em cultivar processos de (re)construção de nós próprios, no contexto das nossas próprias culturas e tradições.
Downloads
Referências
ABDI, A. A. (2009). Recentering the Philosophical Foundations of Knowledge: The Case of African with a Special Focus on the Global Role of Teachers. Alberta Journal of Educational Research, 55(3), 269-283.
ABDI, A. A. (2013). Decolonizing Educational and Social Development Platforms in Africa. African and Asian Studies, 12, 64-82.
AL-GHAZALI, M. (1095). Tahaafut al Falaasifa [The Incoherence of the Philosophers].
ACHEBE, C. (2000). Home and Exile. New York: Oxford University Press.
ADESANMI, P. (2020). Who Owns the Problem? Africa and the Struggle for Agency. East Lansing: Michigan State University.
AMIN, S. (1976). Unequal Development: An Essay on the Social Formations of Peripheral Capitalism. New York: Monthly Review Press.
AMIN, S. (1988 original, 2009 translation). Eurocentrism. New York: Monthly Review Press.
AMIN, S. (1997). Capitalism in the Age of Globalization: The Management of Contemporary Society. London: Zed.
AMIN, S. (2004). The Liberal Virus: Permanent War the Americanization of the World. New York: Monthly Review Press.
ASAD, T. (2018). Secular Translations: Nation-State, Modern Self and Calculative Reason. New York: Columbia University Press.
BALDWIN, J. (1963). The Fire Next Time. New York: Dial Press.
CABRAL, A. (1977, 2016 translation). Resistance and Decolonization. London: Rowman & Littlefield.
CESAIRE, A. (1950 original in French, 1955 English translation). Discourse on Colonialism. New York: Monthly Review Press.
CHANG, H.-J. (2003). Kicking Away the Ladder: Development Strategy in Historical Perspective. London: Anthem.
DIOP, C. A. (1960, 1987 translation). Precolonial Black Africa: A Comparative Study of the Political and Social Systems of Europe and Black Africa, from Antiquity to the Formation of Modern States. Brooklyn, New York: Lawrence Hill.
FANON, F. (1952). Black Skin, White Masks. New York: Grove.
FANON, F. (1963). The Wretched of the Earth. New York: Grove.
IBN KHALDUN. (1377, 2015 translation). Al Muqaddimah [The Muqaddimah: An Introduction to History, by Princeton University Press].
IBN SINA. (1025). al Qanun fi al Tib [The Canon of Medicine].
IBN SINA. (1027). Kitab al Shifa’ [The Book of Healing].
KANAFANI, G. (1999). Men in the Sun. Boulder: Lynne Rienner.
KIROS, T. (2005). Zera Yacob: Rationality of the Human Heart. Trenton: Africa World.
MAMDANI, M. (1996). Citizen and Subject: Contemporary Africa and the Legacy of Late Colonialism. Princeton: Princeton University Press.
MAMDANI, M. (2001). When Victims Become Killers: Colonialism, Nativism, and the Genocide in Rwanda. Princeton: Princeton University Press.
MANDELA, N. (1994). Long Walk to Freedom: The Autobiography of Nelson Mandela. Toronto: Doubleday.
MBEMBE, A. (2013 original, 2017 translation). Critique of Black Reason. Durham: Duke University Press.
MBEMBE, A. (2016 original, 2019 translation). Necropolitics. Durham: Duke University Press.
MBEMBE, A. (2020). The Universal Right to Breathe. (translated by C. Shread). Retrieved from: https://africasacountry.com/2020/06/the-universal-right-to-breathe
MEMMI, A. (1957). The Colonizer and the Colonized. Boston: Beacon.
NKRUMAH, K. (1965). Neocolonialism, the Last Stage of Imperialism. London: PANAF.
NKRUMAH, K. (1968). Handbook of Revolutionary Warfare. London: PANAF.
OUSMANE, S. (1976). Xala. Chicago: Lawrence Hill.
QUIJANO, A. (2000). Coloniality of Power and Eurocentrism in Latin America. International Sociology, 15(2), 215-232.
RODNEY, W. (1972). How Europe Underdeveloped Africa. London: Verso.
Said, E. (1978). Orientalism. New York: Pantheon.
SHIVJI, I. (2007). Silences in NGO Discourses: The Role and Future of NGOs in Africa. Oxford: Fahamu.
THIONG’O, N. (1986). Decolonizing the Mind. London: James Currey.
THIONG’O, N. (2012). Globalectics. New York: Columbia University Press.
WRIGHT, Z. V. (2013). Islam and Decolonization in Africa: The Political Engagement of a West African Muslim Community. International Journal of African Historical Studies, 46(2), 205-227.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sisyphus – Revista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).