Redes de Coletivos de Jovens Periféricos e Práticas Socioeducativas

Autores

  • Gabriela Sousa Rêgo Pimentel Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4278-0573
  • Natanael Reis Bomfim Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5122-9820
  • Jeanne Lopes Santana Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6425-1584

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.24898

Palavras-chave:

redes sociais, práticas socioeducativas, periferias urbanas, jovens periféricos, política educativa

Resumo

Este estudo qualitativo, de caráter interpretativo/descritivo, teve como objetivo investigar o processo de formação dos coletivos de jovens de periferias urbanas, a fim de desvelar práticas socioeducativas que contribuíssem para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. O estudo foi apoiado pela Teoria e Método das Representações Sociais (Jodelet, 2001; Moscovici, 1961) e na Teoria Social de Rede (Barnes, 1987; Lago Júnior, 2005). A investigação empírica foi desenvolvida com coletivos de jovens periféricos, da cidade de Salvador, Bahia, Brasil e, para tal, aplicamos a entrevista individual, presencial e via celular/watsapp, aos lideres e representantes, e complementamos as informações pela rede social Facebook. No primeiro momento, essas informações foram tratadas pelo GEPHI/Cfinder e analisadas pelo método de redes sociais. Em seguida, a análise de conteúdo do discurso foi realizada (Bardin, 2011) e os resultados apontaram conexões e práticas socioeducativas significativas para o processo formativo desses jovens na Educação em Periferias Urbanas.

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Biografias Autor

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Pós-Doutora, em Política Transnacional e Doutora em Educação. Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Presidente do Comitê de Iniciação Científica da UNEB. Diretora Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Economia e Políticas Públicas.

Natanael Reis Bomfim, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Pós-Doutor em Geografia e Turismo pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I. PHD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). Tem experiência na área de Educação em Periferias Urbanas, com ênfase em juventudes e Políticas Públicas.

Jeanne Lopes Santana, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Possui graduação em Letras vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e Mestra em Crítica Cultural pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos e Literários da UNEB. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). Avaliadora e cursista do Ministério de Educação.

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Publicado

2021-10-29