Crónica de um Projeto de Investigação
Os Testemunhos Pessoais dos Seus investigadores em Tom de Contra-Memória
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.27340Palavras-chave:
equipa de investigação, contra-memória, ego-investigação, testemunhos pessoais, processo de InvestigaçãoResumo
Integro a equipa de investigadores de um Projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assente na investigação-ação e muito orientado para a promoção do desenvolvimento local, nomeadamente da região de Murça, zona nordeste interior de Portugal. A autorreflexão desejável dos seus investigadores foi auxiliada desde o início pela realização de um registo de testemunhos pessoais sobre a implementação da investigação, através da escrita continuada de um ‘caderno’, denominado Crónica, que rodou pelos investigadores e bolseiros do Projeto. É esse material escrito que o artigo se propõe analisar, socorrendo-se em termos teóricos das noções de contra-memória e dos princípios da ego-investigação. Abordo a Crónica como corporização do próprio processo de implementação do Projeto, cuja análise proporciona alguma horizontalização das suas memórias, já que estas não se restringem à voz institucional dos relatórios oficiais, e uma compreensão abrangente de como as narrativas pessoais podem produzir teoria.
Downloads
Referências
Clifford, J., & Marcus, G. (Eds.) (1986). Writing Culture: the poetics and politics of Ethnography. University of California Press.
Duby, G. (1987). Le Plaisir de L’historien. In P. Nora (Ed.), Essais de Ego-histoire (pp. 110-138). Éditions Gallimard.
Foucault, M. (1992). O que é um Autor?. Vega.
Foucault, M. (1994 [1972]). Nietzsche, la généalogie, l’histoire. In D. Defert, F. Ewald & J. Lagrange (Eds.), Dits et Écrits, Tome II, 1970-1975 (pp 136-156). Éditions Gallimard.
Gusdorf, G. (1991). Les écritures du Moi. Garnier.
Lejeune, P. (2008). O Pacto Autobiográfico: de Rousseau à Internet. Universidade Federal de Minas Gerais.
Nora, P. (1987). Présentation. In P. Nora (Ed.), Essais de Ego-histoire (pp. 5-7). Éditions Gallimard.
Passeggi, M. C., Sousa, E. C., & Vicentini, P. P. (2011). Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, 27(1), 369-386.
Revel, J. (2010). Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, 15(45), 434-590.
Rosaldo, R. (1989). Culture and Truth: the Remaking of Social Analysis. Beacon Press.
Silva, W. L. (2015). Para além da ego-história: memoriais acadêmicos como fontes de pesquisa autobiográfica. Patrimônio e Memória, 11(1), 71-95.
Spengemann, W. C. (1980). The Forms of Autobiography. Yale University Press.
Versiani, D. B. (2005). Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. 7 Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sisyphus – Revista de Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).