O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola

Práticas Ludopedagógicas e Interativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.27986

Palavras-chave:

jogos on-line, ensino de espanhol, duolingo, IMVU, práticas ludopedagógicas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio.

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Biografias Autor

Ivan Lucas de Oliveira, Escola Internacional do Amazonas, Brasil

Mestre em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Cultura Barroca, novelas de cavalaria, mitologia grega e romana, erotismo, romances, ficção, HQs, Graphic Novels e Vinicius de Moraes. Principais áreas de pesquisa: teoria e crítica literária; literatura erótica; Literaturas, Artes e Culturas Latino-americanas; Jogos Online na Educação; ilustração e histórias em quadrinhos.

Deivid Alex dos Santos, Departamento de Educação, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Doutor em Educação. Integrante do grupo de Pesquisa Cognitivismo e Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua na linha de pesquisa sobre a autorregulação e o uso das estratégias de aprendizagem com ênfase na formação de professores. Professor da Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

2023-06-30