Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna

Da Sala de Aula ao Mundo da Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28043

Palavras-chave:

comunicação técnica, engenharia, desafios

Resumo

O presente artigo reflete sobre as expectativas de uma turma de alunos do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática relativamente à unidade curricular de Comunicação Técnica. Alicerçando-nos em Almeida (2019), Costeleanu (2021) e Kakepoto, Laghari e Buriro (2022), discutimos as opiniões dos alunos do curso de Engenharia Informática em linha direta com as expectativas / requisitos exigidos pelo mundo do trabalho. Com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, através da técnica de inquérito por questionário, concluímos que os futuros profissionais da área da Engenharia Informática estão conscientes da importância que a comunicação técnica assume no desempenho das diversas funções exigidas pelo mundo profissional. Contudo, só uma aproximação entre o contexto académico e o mundo do trabalho contribuirá para o delinear de uma intervenção didática capaz de responder eficazmente às exigências do atual mundo industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Alexandra Baltazar, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal

Assistente convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas. É Pós-Graduada em Direitos Humanos, pela Faculdade de Direito desta Universidade (2016). É Mestre em Português como Língua Estrangeira, Língua Segunda (PLELS) e atualmente doutoranda em Linguística Aplicada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para além de docente de Língua Portuguesa nos cursos de Português para estrangeiros, é também docente da unidade curricular de Comunicação Técnica.

Referências

Almeida, L. M. S. (2019). Understanding Industry’s Expectations of Engineering Communication Skills. (Tese de Doutoramento). Utah State University Logan, Utah, Estados Unidos da América. Retirado de: https://digitalcommons.usu.edu/etd/7493

Beer, D. F., & McMurrey, D. A. (2005). A Guide to Writing as an Engineer. Hoboken, NJ: John Wiley e Sons.

Bjekić, M. & Bjekic, D., & Zlatić, L. (2015). Communication Competence of Practicing Engineers and Engineering Students: Education and Evaluation. International Journal of Engineering Education, 31, 368-376.

Clyne, M., (Ed.). (1992). Pluricentric Languages. Differing norms in different nations. Berlin/New York: Mouton de Gruyter.

Costeleanu, M. E. (2021). Linguistic barriers in engineering communication. Challenges of technical translations, Studii de Gramatica Contrastiva. Pitești, Roménia: Editura Universității din Pitești, nr. 35.

Gao, Y. (2019). Teaching Technical Communication to Engineering Students: Design, Implementation, and Assessment for Project-based Instruction. Proceedings of the Interdisciplinary STEM Teaching and Learning Conference, Vol. 3, Article 6. doi: 10.20429/stem.2019.030106

Gonçalves, M. G., & Pacheco, A. (2017). Problemas de linguagem em inglês aeronáutico: uma análise de comunicação técnica sob diferentes ramos linguísticos. Aviation in Focus, 8(1), 3-13.

Grice, H. P. (1957) Meaning. The Philosophical Review, 66(3), 377-388. doi: 10.2307/2182440

Kakepoto, I., Laghari, A., & Buriro, G. (2022). Engineering Communication Skills for Novice Engineers: A Pilot Project. Global Journal of Educational Studies, 7, 12-19.

Knisely, C. W., & Knisely, I. K. (2015). Engineering communication. Stamford, CT: Cengage Learning.

Kovac, M. M., & Sirkovic, N. (2017). Attitudes towards Communication Skills among Engineering students. English Language Teaching, 10(3), 111-117

Nathans-Kelly, T. M., & Evans, R. (2017). Creating communicative self-efficacy through integrating and innovating engineering communication instruction. In Proceedings of the American Society for Engineering Education Annual Conference and Exposition, June, Columbus, Ohio, Estados Unidos da América.

Ordem dos Engenheiros. (2016). Código de Ética e Deontologia Profissional. Retirado de: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf

Reave, L. (2004). Technical Communication Instruction in Engineering Schools: A Survey of Top Ranked U.S. and Canadian Programs. Journal of Business and Technical Communication, 18(4), 452-490. doi: 10.1177/1050651904267068

Reisner, S. (2012). Technical communication – the missing discipline in ICT studies: An investigation how to best introduce technical communication as part of the ICT studies curricula in Finnish universities of applied sciences. (Bachelor’s Thesis Degree Program in Business Information Technology). Hagga-Helia University of Applied Sciences, Helsínquia, Finlândia

Santos, R. (2012). Posicionamentos acadêmicos sobre as aulas de língua portuguesa em cursos de engenharia: estudo de caso. In Anais do SIELP (Volume 2, Número 1, pp. 1-11). Uberlândia: EDUFU.

Tenopir, C., & King, D. W. (2004). Communication patterns of engineers. Piscataway, NJ: IEEE Press.

Werner, N., Dickert, J., Shanmugaraj, N., Monahan, K. G., Wallach, S., & Keating, J. M. (2017). “Speak Up!” A program for teaching communication skills to summer undergraduate 126 researchers. In Proceedings of the American Society for Engineering Education Annual Conference and Exposition, June, Columbus, Ohio, Estados Unidos da América.

Wisniewski, E.C. (2018). Novice engineers and project management communication in the workplace. Technical Communication, 65, 153-168.

Downloads

Publicado

2023-02-28