O Suporte Social na Transição e Inclusão dos Estudantes em ERASMUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28373

Palavras-chave:

erasmus, suporte social, inclusão, ensino superior

Resumo

A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS).  Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.

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Biografias Autor

Carlos Augusto Castanheira, Cátedra CIPSG de Estudos Globais / Centro de Estudos Globais (CEG-CIPSH-UAb), Universidade Aberta (UAb), Portugal

Doutorado em Estudos Globais pela Universidade Aberta e Investigador da cátedra CIPSH (Cátedra de Estudos Globais), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Tem particular interesse nas áreas de Competências Empreendedoras em contexto do Ensino Superior direcionadas para a mobilidade estudantil (Erasmus+). Do seu Curriculum Vitae salientam-se publicações nas áreas das competências empreendedoras e das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), alicerçadas na sua formação básica e prática profissional nas áreas das engenharias.

Jacinto Jardim, Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), Departamento de Ciências Sociais e Gestão (DCSG-UAb), Universidade Aberta (UAb), Portugal

Com Agregação em Ciências Sociais, Pós-Doutoramentos em Educação para o Empreendedorismo, Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. É Investigador da Universidade Aberta (UAb), Coordenador do Mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global (UAb) e Diretor do Gabinete Empreende; Coordenador Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (PEEC); fundador e presidente do Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE). É revisor e autor de artigos científicos e livros.

Carlos Miguel Oliveira, CEOS.PP - Centre for Organisational and Social Studies, ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal

Doutorado em Gestão. É Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Gestão do ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. É editor da revista Management in Review e membro do CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais. Nos últimos anos tem publicado vários artigos em revistas e conferências. É revisor de algumas revistas na área da gestão.

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Publicado

2023-06-30