Tempo e temporalidades na Aprendizagem e Educação (de Adultos)

Autores

  • Sabine Schmidt-Lauff Professorship for Continuing Education and Lifelong Learning, Department of Humanities and Social Sciences, Helmut Schmidt University - University of the Federal Armed Forces Hamburg, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.29952

Palavras-chave:

tempo, temporalidade, temporalização, educação, aprendizagem de adultos

Resumo

Com a modernidade, o tempo é radicalmente repensado como expressão de movimentos sob o aspeto de seu uso e formabilidade. Devido às ideias modernas da natureza do tempo como algo socioculturalmente mutável e individualmente responsável, o tempo já não é algo objetivamente dado, mas antes um elemento altamente ambivalente e complexo de modelação. Como elemento de criação, ordenação e controle, o tempo e as temporalidades são uma parte fundamental da aprendizagem ao longo e ao largo da vida. Estas observações deixam claro o quão importante é o rastreamento e a compreensão dos efeitos do tempo na educação e na aprendizagem e o quão inevitável é a contextualização temporal-relacional. Este número especial, composto por sete artigos, ilustra como as abordagens diferenciadas relacionadas com o tempo na pesquisa educacional e na investigação empírica têm evoluído. Este conjunto de artigos apresenta conceptualizações teóricas, abordagens metodológicas, modelos epistemológicos e investigações empíricas sobre tempo e a temporalidade que pensamos ser muito relevantes na educação e na aprendizagem.

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Publicado

2023-02-28