Ensino Médio Inovador

Da Lei ao Chão da Escola

Autores

  • Elisabete do Carmo Dal Piva Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4139-1741
  • Edite Maria Sudbrack Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9591-8038

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.34800

Palavras-chave:

ensino médio integral, educação integral, ensino médio inovador

Resumo

O Ensino Médio Inovador representa uma oportunidade de transformação nessa etapa educacional. Diante disso, investigamos as potencialidades e fragilidades da educação integral e do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) à luz das mudanças nas políticas governamentais. Os objetivos específicos incluem relacionar as dificuldades enfrentadas por estudantes, escolas e governo com as alterações nas políticas públicas do Ensino Médio Integral, e reconhecer a inconsistência na formação de professores devido às mudanças políticas. O artigo integra introdução, investigação científica sobre educação integral e conclusões, com referências a diversos autores. A metodologia se baseia em um estudo bibliográfico, com foco na educação integral em trabalhos encontrados na Base Nacional de Teses e Dissertações do Brasil. Concluímos que o ProEMI tem potencial para melhorar a qualidade do ensino, apesar de limitações, ao promover igualdade educacional, inovação pedagógica, permanência dos estudantes na escola, cultura e identidade para o Ensino Médio.

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Biografias Autor

Elisabete do Carmo Dal Piva, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018) e especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de História no Processo Educativo (2019) e em Educação e Segurança Humana pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2020). Graduada em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1998), desenvolve pesquisas externas para inovação no ensino e políticas educacionais, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e impactos das diretrizes curriculares na formação dos estudantes.

Edite Maria Sudbrack, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (2020) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitora de Ensino da URI, onde atua na formulação e implementação de políticas educacionais. Possui ampla experiência em gestão acadêmica, políticas educacionais e formação docente, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias voltadas à qualificação do ensino superior e à valorização da prática pedagógica.

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Publicado

2025-02-28