O Futuro da Escrita Colaborativa em Contextos Educativos
Tendências Emergentes e Perspetivas de Investigação
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.38156Palavras-chave:
escrita colaborativa, revisão de literatura semi-sistemática, protocolo SPAR4-SLRResumo
O interesse pelo uso da escrita colaborativa em educação tem aumentado ao longo do tempo, mas a investigação sobre o tema é abrangente, incluindo vários aspetos e diferentes contextos de aprendizagem. Para identificar potenciais lacunas ou tendências emergentes para investigações futuras, realizou-se uma revisão semi-sistemática da literatura na base de dados Scopus, entre 2023 e maio de 2024, seguindo o protocolo SPAR4-SLR. Obteve-se um corpus constituído por 24 artigos científicos, cujos resultados foram analisados de acordo com as categorias de interação, instrução, aprendizagem de línguas, integração de tecnologias e ensino a distância, elementos contextuais e outros. Enquanto as dinâmicas de interação e o uso da escrita colaborativa na aprendizagem de línguas foram extensivamente abordadas, a sua instrução explícita, a integração de tecnologias, o seu impacto na qualidade e a relação com o processo de escrita foram identificados como tópicos a explorar, especialmente ao nível do ensino básico e secundário.
Downloads
Referências
Barbeiro, L. F., Pereira, L. A., Calil, E., & Cardoso, I. (2022). Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo, 35(2), 45-76. https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.45
Basterrechea, M., & Gallardo-del-Puerto, F. (2003). Collaborative writing and patterns of interaction in young learners: The interplay between pair dynamics and pairing method in LRE production. Vigo International Journal of Applied Linguistics, 20, 49-76. https://doi.org/10.35869/vial.v0i20.4354
Boscolo, P. (2008). Writing in Primary School. In C. Bazerman (Ed.), Handbook of Research on Writing (pp. 293-309). Lawrence Erlbaum Associates.
Dobao, A. F., & Blum, A. (2013). Collaborative writing in pairs and small groups: Learners’ attitudes and perceptions. System, 41(2), 365-378. https://doi.org/10.1016/j.system.2013.02.002
Faneca, R. (2020). O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos. Indagatio Didactica, 12(2), 219-238. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17484
Flower, L., & Hayes, R. (1981). A Cognitive Process Theory of Writing. College Composition and Communication, 32(4), 365-387. https://doi.org/10.2307/356600
Fonseca, G. R., & Nunes, F. A. (2019). Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(2), 132-151. https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.183
Graham, S. (2018). A Revised Writer(s)-Within-Community Model of Writing. Educational Psychologist, 53(4), 258-279. https://doi.org./10.1080/00461520.2018.1481406
Graham, S. (2019). Changing how writing is taught. Review of Research in Education, 43(1), 277-313. https://doi.org/10.3102/0091732X18821125
Harris, K. R., & McKeown, D. (2022). Overcoming barriers and paradigm wars: Powerful evidence-based writing instruction. Theory Into Practice, 61(4), 429-442. https://doi.org/10.1080/00405841.2022.2107334
Herder, A., Berenst, J., Glopper, K. de, & Koole, T. (2018). Nature and function of proposals in collaborative writing of primary school students. Linguistics and Education, 46, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.linged.2018.04.005
Kılınç, B.O., & Yüksel, H.G. (2024). Online collaborative writing in an online EFL writing class. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 19(22), 2-16. https://doi.org/10.58459/rptel.2024.19022
Kitjaroonchai, N., & Loo, D.B. (2023). Who Are Active and Inactive Participants in Online Collaborative Writing? Considerations From an EFL Setting. Theory and Practice in Language Studies, 13(10), 2565-2576. https://doi.org/10.17507/tpls.1310.15
Kos, T. (2023). Young EFL Learners Collaboratively Writing a Dialogue During a Regular Classroom Lesson. International Journal of English Studies, 23(1), 49-79. https://doi.org/10.6018/ijes.511241
Liou, H.-C., & Chiang, P.-E. (2024). Online interaction, emotions, and EFL learners’ grit in collaborative writing. The JALT CALL Journal, 19(1), 71-91. https://doi.org/10.29140/jaltcall.v19n1.1016
Lowry, P. B., Curtis, P., & Lowry, M. R. (2004). Building a Taxonomy and Nomenclature of Collaborative Writing to Improve Interdisciplinary Research and Practice. Journal of Business Communication, 41(1), 66-99. https://doi.org/10.1177/0021943603259363
Lu, X., & Kim, S., (2021). A systematic review of collaborative writing implementation in K-12 second language classroom. TEFLIN Journal, 32(1), 51-71. https://doi.org/10.15639/teflinjournal.v32i1/50-71
Martins, J. C. F. F. M. (2013). Os efeitos de diferentes práticas pedagógicas nas narrativas de alunos de 7.º e 8.º anos de escolaridade. In L. A. Pereira & I. Cardoso (Coords.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos (pp. 123-144). UA Editora.
Morley, C., & Aston, S. (2023). Overcoming isolation with community-based digital writing initiatives. Journal of University Teaching & Learning Practice, 20(2). https://doi.org/10.53761/1.20.02.03
Mozaffari, S. H. (2023). The Effects of EFL Learners’ Attitudes on Participation and Learning During Collaborative Writing. The Electronic Journal for English as a Second Language, 27(2), 1-24. https://eric.ed.gov/?id=EJ1401863
Myatt, A. J. (2023). Teaching team writing online during and after COVID-19. Journal of University Teaching & Learning Practice, 20(2). https://doi.org/10.53761/1.20.02.09
OECD. (2018). OECD future of education and skills 2030: OECD learning compass 2030. https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/about/projects/edu/education-2040/1-1-learning-compass/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf
Paul, J., Lim, W. M., O’Cass, A., Hao, A. W., & Bresciani, S. (2021). Scientific procedures and rationales for systematic literature reviews (SPAR-4-SLR). International Journal of Consumer Studies, 45(4), 1-16. https://doi.org/10.1111/ijcs.12695
Riis-Johansen, M. O., & Myran, I. H. (2023). Patterns in naturally occurring interactions in early writing instruction. Journal of Early Childhood Literacy, 0(0), 1-22. https://doi.org/10.1177/14687984231213475
Roxas, M. J. (2023). Collaborative Research Writing in the New Normal: Students’ Views, Challenges, Coping Strategies, and Takeaways. Journal of Learning for Development, 10(2), 297-311. https://doi.org/10.56059/jl4d.v10i2.829
Salo, A.-E., Routarinne, S., Juvonen, R., & Kaasinen, A. (2023). Participatory roles adopted by elementary students when writing collaboratively in environmental and social studies classrooms. Journal of Writing Research, 15(1), 73-103. https://doi.org/10.17239/jowr-2023.15.01.04
Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 104, 333-339. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.07.039
Storch, N. (2005). Collaborative writing: Product, process, and students’ reflections. Journal of Second Language Writing, 14(3), 153-173. https://doi.org/10.1016/j.jslw.2005.05.002
Storch, N. (2011). Collaborative Writing in L2 Contexts: Processes, Outcomes, and Future Directions. Annual Review of Applied Linguistics, 31, 275-288. https://doi.org/10.1017/S0267190511000079
Svenlin, M., & Jusslin, S. (2023). Thinking brainstorming as otherwise in collaborative writing: A rhizoanalysis. Linguistics and Education, 77, 1-13. https://doi.org/10.1016/j.linged.2023.101218
Svenlin, M., & Sørhaug, J. O. (2022). Collaborative Writing in L1School Contexts: A Scoping Review. Scandinavian Journal of Educational Research, 67(6), 980-996. https://doi.org/10.1080/00313831.2022.2115128
Teng, M. F., & Huang, J. (2023). The effects of incorporating metacognitive strategies instruction into collaborative writing on writing complexity, accuracy, and fluency. Asia Pacific Journal of Education, 43(4) 1071-1090. https://doi.org/10.1080/02188791.2021.1982675
Wigglesworth, G., & Storch, N. (2009). Pair versus individual writing: Effects on fluency, complexity and accuracy. Language Testing, 26(3), 445-466. https://doi.org/10.1177/0265532209104670
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).