Formação como Subjetivação

Docentes de Ciências diante da Cultura Ecologista em Espaços Verdes Urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.38239

Palavras-chave:

cultura ecologista, espaços verdes urbanos, subjectivação, professores de ciências

Resumo

Quando cidades anunciam-se com distintos compromissos políticos de conduzir populações em direção à sustentabilidade, é importante perguntar pelo que se ensina e que se pode aprender com seus artefatos. Esta pesquisa objetivou analisar discursos que circulam em espaços verdes urbanos para evidenciar currículos e pedagogias aos quais docentes de Ciências têm sido expostos. Inspirada metodologicamente de elementos da cartografia, a análise consistiu em uma problematização de inspiração foucaultiana a partir de visitas e vivências junto a espaços verdes lisboetas. Os resultados possibilitaram: conhecer a oferta formativa de EA em três espaços verdes lisboetas; entender proposições curriculares dessa oferta em termos de distinções de referenciais, dimensões, objetivos, conhecimentos, valores e práticas; estimar possíveis processos de subjetivação engendrados de tais proposições curriculares. Conclui-se ser produtivo que docentes de Ciências, se entendidos como agentes de mudanças em suas atividades junto a espaços verdes urbanos, tenham especial atenção aos currículos e pedagogias aqui analisados.

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Biografia Autor

Marlécio Maknamara, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-2. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (desde fev/2017) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (desde ago/2022). Líder dos grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. De janeiro a dezembro de 2019, com Bolsa CAPES PVEx, foi Professor Visitante no Outdoor and Environmental Education Department (School of Education) da La Trobe University, onde realizou estágio de pós-doutorado.

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Publicado

2025-02-28